Valdeno Brito espera quebra de recorde em Tarumã na Stock
Em contrapartida, a velocidade extra deve acentuar ainda mais o problema com os pneus, como ocorreu na prova de 2012
A Stock Car retorna às suas atividades neste domingo com a terceira etapa da temporada 2013 no autódromo de Tarumã. E o piloto paraibano da Shell Racing, Valdeno Brito, espera uma quebra de recorde de velocidade do circuito, que é considerado um dos mais rápidos do Brasil.
"Após conversar com meus engenheiros e mecânicos, acredito que o tempo de volta pelo traçado da pista de Tarumã deve ser reduzido em pelo menos dois segundos, podendo ser até mais, o que é muito significativo para um traçado misto de 3 km de extensão", falou Valdeno Brito, que está quarto no campeonato com 37 pontos, apenas quatro do líder Daniel Serra.
Tal melhora é explicada por conta de novo fornecedor de pneus, a Pirelli, cujos compostos tornaram os carros mais rápidos ao proporcionar mais aderência. Mas em contrapartida, a velocidade extra deve acentuar ainda mais o problema com os pneus.
"A estratégia terá um papel crucial nesta etapa. No ano passado, os pilotos não eram obrigados a fazer parada nos boxes, então valia a pena ficar na pista mesmo com um excessivo desgaste de pneus. Agora, mesmo com o novo fornecedor, a pista de Tarumã deverá consumir bastante os compostos, e com a parada obrigatória vai estimular que muitos carros aproveitem para trocar pneus", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.
Todos os treinos livres, inclusive o classificatório, serão no sábado (27). A definição do grid de largada começa às 16h e a largada às 11h de domingo (28), todas com transmissão ao vivo e em HD pelo Sportv. A TV Globo exibe compacto da prova no Esporte Espetacular no domingo seguinte, dia 05/05.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.