Primeiro pole position e último vencedor no TCR South America, Raphael Reis busca primeiro título internacional
Piloto experiente e vitorioso no Brasil parte para primeira conquista fora do País
Com 27 anos e muita experiência, o brasiliense Raphael Reis é um dos grandes nomes do TCR South America. Especialista em carros de Turismo no Brasil, conquistou o título da Stock Light em 2018 e uma vitória na Porsche Endurance Series, em 2020.
Na temporada 2021 foi o primeiro pole position da história do TCR South America, em Interlagos, e conquistou o segundo lugar na primeira prova. Em Curitiba, junto com Valdeno Brito, liderou até a última volta quando um furo de pneu fez a dupla terminar na terceira colocação.]
Na sequência de provas em Rivera, El Pinar e Rio Cuarto Raphael Reis não conseguiu subir ao pódio, mas se manteve no top-3 da competição.
Embora tenha mostrado muita velocidade, o piloto do Honda Civic Type R #77 ainda não havia vencido. Em Buenos, em dupla com Bebu Girolami, Reis e a equipe W2 Racing transformaram a velocidade apresentada nas outras etapas em vitória.
Após o triunfo no Autódromo Oscar e Juan Gálvez, Reis se aproximou dos líderes e soma 184 pontos, 14 a menos que Pepe Oriola, primeiro colocado na tabela.
Com 110 pontos em jogo até o fim do ano, o brasileiro segue confiante em busca do seu primeiro título internacional e da história do TCR South America.
Qual sua estratégia para a disputa do título?
Consistência é a chave para vencer qualquer competição. Então nas próximas provas o objetivo é pontuar ao máximo e não me envolver em riscos desnecessários.
Como avalia a temporada inaugural e a sua performance?
Eu acho que estamos muito bem neste primeiro ano. Colocamos os dois carros na luta pelo título e isso mostra o nosso potencial. Eu gosto muito dos carros com tração dianteira, na pilotagem acho que me adaptei muito rápido, inclusive fiz a pole na primeira etapa. O maior desafio para mim foram as largadas paradas e acho que ao longo do ano melhorei neste aspecto, pessoalmente tenho mostrado velocidade e a vitória em Buenos Aires comprovou isso. Diante de tudo que falei vejo como um ano muito positivo.
Como e por que resolveu competir o TCR South America?
Desde o ano passado quando soube que o TCR viria para a América do Sul já me interessei. Gosto muito dos formatos das provas, do tipo de carro e acho interessante o fato de poder competir com o mesmo regulamento em diversos lugares do mundo. Então basicamente foram esses os fatores que me fizeram escolher participar do campeonato e acho que está valendo muito a pena.
Como está sendo para você competir internacionalmente e como se adapta aos novos circuitos?
Eu estou muito contente de ter esse intercâmbio com pilotos de outras nacionalidades, aprendo a cada etapa. Quanto aos traçados novos tento sempre assistir a onboard de outros pilotos e uso o simulador de corrida. Sinto que isso tem me ajudado a chegar competitivo em todas as etapas.
TELEMETRIA: O que Jeddah reserva para disputa de título entre Verstappen e Hamilton?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.