WEC quer introduzir DRS nos carros privados da LMP1 em 2018
Sistema de asa móvel deve ser uma das novidades para as equipes privadas da LMP1 a partir de 2018; objetivo dos organizadores do Mundial de Endurance é aumentar o grid da classe
O Mundial de Endurance prepara mais novidades para a divisão principal do campeonato, a LMP1. Além do sistema de tokens e do aumento da classe híbrida de 8MJ para 10MJ, a organização do campeonato tem mais mudanças para 2018, mas agora para as equipes privadas: a implantação do sistema de asa móvel e redução no peso dos carros, que diminuiria de 855kg para 830kg.
Com isso, o ACO (Automóvel Clube do Oeste) e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pretendem incentivar mais equipes privadas a ingressarem na divisão - atualmente apenas dois times privados estão na LMP1: a Rebellion, com dois carros, e a ByKolles, com um.
Além disso, a largura dos carros será aumentada na dianteira em 10mm para dar mais aderência e melhorar os tempos de volta dos carros privados, que não utilizam sistemas híbridos.
Os times privados da LMP1 também não terão restrição na quantidade de motores por temporada e no formato do motor em si - tudo isso a partir de 2017. Outras mudanças incluem a introdução de um fluxômetro de combustível único e a remoção do medidor de torque atual.
“Queremos cuidar dessa divisão, pois é importante para as corridas de endurance ter equipes privadas capazes de competir em alto nível em vez de ficar nas sombras", disse o diretor técnico da FIA, Bernard Niclot, disse ao Motorsport.com.
“Temos olhado para diversas áreas e hoje podemos destacar o que estará disponível para as próximas temporadas para que as equipes possam ter carros velozes.", afirmou.
O ACO e FIA ainda não tornaram públicas as alterações, o que deve acontecer na próxima terça-feira.
Novo motor para a LMP2
A Gibson Technologies apresentou um novo motor para a LMP2 - a fabricante será fornecedora única da divisão a partir da próxima temporada. A unidade, denominada GK428, é um V8 de 4,1 litros aspirado.
O desenvolvimento deste motor foi iniciado no meio do ano passado e já completou 57 horas (cerca de 10 mil quilômetros) em simulações de durabilidade. 20 unidades do novo motor já estão em processo de produção e quatro unidades serão disponibilizadas em agosto - uma para cada fabricante de chassi da próxima temporada – ORECA, Onroak, Dallara and Multimatic/Riley.
Mais seis motores estarão prontos em outubro e outros dez serão disponibilizados para testes no dia 1º de dezembro.
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