Governo do Quênia apoia retorno do clássico Safari Rally
O histórico Safari WRC espera voltar ao calendário graças à ajuda de mais de um milhão de euros do governo queniano
A aposta de voltar a ter Nairobi de volta ao calendário 2020 do WRC recebeu o apoio do presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta e do vizinho Uganda.
Parte dos fundos será usado para estabelecer o WRC Safari Rally Project, que supervisionará a organização e o desenvolvimento de um Safari Rally ao estilo WRC no final deste ano e que será um candidato real para a próxima temporada.
"A aprovação por parte da FIA do Safari Rally no Quênia em 2018 a nível continental (vem) com a esperança de conseguir (categoria) WRC para 2020", disse o secretário do gabinete para esportes do Quênia, Hassan Wario.
O presidente da FIA, Jean Todt, também apoia há muito tempo o retorno do WRC à África. Sabe-se que ele e Kenyatta falaram sobre isso quando se conheceram em 2015.
O presidente da junta de automobilismo de Uganda, Dusman Okee, também pediu ao promotor do WRC, Oliver Ciesla, no final de 2017 para voltar a ter uma etapa na África, algo que não acontece desde 2002.
"Levamos em conta a longa e importante história do Safari Rally no World Rally Championship e o lugar que ocupa nos corações da população queniana", disse Ciesla. "Agradecemos à paixão, os grandes esforços e o compromisso que o governo do país e a Federação de Automobilismo do Quênia estão dando ao projeto para devolver o WRC à África".
"Estamos empenhados em organizar uma rodada do WRC no continente africano no futuro próximo e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o governo e a federação com o objetivo de ver novamente o Safari Rally no calendário do WRC".
O Safari Rally continuou a ser celebrado depois de sair do calendário do WRC há 16 anos, mas o evento que atualmente faz parte do Campeonato Africano é uma sombra do que era.
Em um retorno hipotético ao WRC, provavelmente seria disputado em uma rota similar à de 2002, que teve 12 especiais em três dias em mais de mil quilômetros.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.