Recomendado para você

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

Indy
Indy
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Patrocinado
Patrocinado
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática
Conteúdo especial

25 anos: Senna vencia no Brasil com chuva, punição e invasão

Relembre os dramas e como foi uma das vitórias mais apoteóticas do tricampeão na Fórmula 1

Podium: Race winner Ayrton Senna, McLaren
Podium: Race winner Ayrton Senna, McLaren, second place Damon Hill, Williams, third place Michael Schumacher, Benetton
Ayrton Senna, McLaren MP4/8
Ayrton Senna, McLaren MP4/8 Ford leads Michael Schumacher, Benetton B192B Ford
Start: Alain Prost, Williams FW15C, leads Ayrton Senna, McLaren MP4/8
Michael Andretti, McLaren Ford MP4/8 after the crash
Ayrton Senna, McLaren MP4/8 leads second place finisher Damon Hill, Williams FW15C
Christian Fittipaldi, Minardi M193
Ayrton Senna, McLaren MP4/8 leads
Podium: Race winner Ayrton Senna, McLaren
Michael Schumacher, Benetton Ford
Damon Hill, Williams FW 15C
Rubens Barrichello, Jordan 931-Hart
Gerhard Berger, Ferrari F93A

Certamente uma das vitórias mais épicas da rica carreira do tricampeão Ayrton Senna, o GP do Brasil de 1993 - que hoje completa 25 anos - vive até os dias de hoje na memória dos fãs não só da Fórmula 1, mas do esporte em geral.

A apresentação de Senna naquele dia foi digna do gênio que era e do mito que se tornou.

Com um carro competente, mas um motor Ford versão cliente, Senna – que naquele ano acertava suas participações no mundial corrida a corrida com a McLaren – colocou seu MP4/8 em bom terceiro lugar no grid daquela prova. Na largada, enquanto seu companheiro de equipe Michael Andretti e Gerhard Berger se engalfinhavam em um acidente impressionante, Ayrton passou para segundo lugar, à frente de Damon Hill, companheiro de Alain Prost (pole position) na Williams.

No entanto, a missão de Senna era difícil. Os carros da Williams eram muito mais velozes e equilibrados que sua McLaren. Dessa forma, o brasileiro não conseguiu chegar no líder Prost em condições normais, e durou apenas 11 voltas à frente da Damon Hill antes de ser ultrapassado novamente.

A corrida piorou para Ayrton na volta 25, quando ele foi obrigado a ir aos pits para cumprir um stop and go de 10 segundos por passar um retardatário em uma zona de bandeira amarela.

A corrida parecia perdida. Parecia.

Logo após o infortúnio de Ayrton (que havia caído para quarto), a ajuda veio dos céus. Uma tempestade desabou sobre Interlagos e forçou os pilotos a irem aos boxes. No entanto, o líder Prost resolveu continuar na pista torcendo para que fosse apenas uma pancada passageira. Não era. Na volta 30, ele encontrou no S do Senna a Minardi de Christian Fittipaldi rodada, não conseguiu desviar, bateu e foi parar na brita.

Após ter vetado Senna em seu contrato com a Williams para 1993, o francês (que vencera a prova de abertura na África do Sul) foi alvo da irreverência do torcedor quando saiu de seu carro. “Eu, eu, eu, o Prost de f...”, diziam as arquibancadas.

A chuva, o acidente de Prost e uma colisão entre os japoneses Ukyo Katayama e Aguri Suzuki trouxeram pela primeira vez na F1 o Safety Car à pista – um Fiat Tempra.

Senna havia ganhado o segundo de Schumacher nos boxes, e na volta da prova foi com tudo para cima de Damon Hill. O brasileiro esperou o momento certo, após a pista secar em sua maior parte, para driblar o inglês na entrada do Laranjinha e assumir a liderança.

A partir dali Ayrton abriu 16s para o britânico até o fim das 71 voltas, e, depois de uma temporada bastante decepcionante em 1992, o brasileiro retornou às vitórias em grande estilo.

Depois de pegar a bandeira do Brasil, Senna foi parado na reta oposta pela torcida, que, extasiada, invadiu a pista. Ayrton foi para os braços do povo, e deixou aquela vitória mais inesquecível do que seria se fosse em outro país. O tricampeão precisou retornar aos pits no Safety Car no meio dos torcedores para ir ao pódio.

Lá, Ayrton celebrou o triunfo e ainda prestou sua reverência ao pentacampeão argentino Juan Manuel Fangio. A lenda, que morreria em 1995, lhe entregou o troféu da vitória daquela bela prova.

A cereja do bolo de um GP que certamente jamais será esquecido enquanto se falar de F1.

Artigo anterior McLaren é agressiva em seleção de pneus para o Bahrein
Próximo artigo Chefe vê Renault lutando “com garotos grandes” em 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros