Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Conteúdo especial

30 anos: O 1º “mano a mano” de Senna e Prost na McLaren

Relembre primeiro duelo na pista de brasileiro e francês como companheiros de equipe na temporada de 1988

Ayrton Senna, McLaren MP4/4
Pódio: vencedor Ayrton Senna e Alain Prost
Pos-race: Ayrton Senna
Pódio: vencedor Ayrton Senna, Alain Prost e Thierry Boutsen
Pos-race: Ayrton Senna, Alain Prost e Thierry Boutsen
Pos race: Ayrton Senna e Thierry Boutsen
Ayrton Senna, McLaren MP4/4
Satoru Nakajima
Gerhard Berger, Ferrari F187/88C
Antes da largada: Nelson Piquet e Alain Prost

A famosa rivalidade de Ayrton Senna e Alain Prost como companheiros de equipe na McLaren chegou pela primeira vez 'às vias de fato' na pista há exatos 30 anos, no GP do Canadá.

Senna, pole position pela quinta vez consecutiva naquela temporada, teve que suar pelo lugar de honra no grid durante os treinos naquele final de semana. Depois de superar Prost nas primeiras corridas por largas margens (com a mais famosa delas sendo os 1s427 do GP de Mônaco), o brasileiro ficou com o primeiro lugar por apenas 0s182 em Montreal.

A prova prometia o primeiro duelo direto entre os dois. E ele aconteceu.

Na largada, Prost saiu melhor e Senna caiu para o segundo lugar. As primeiras voltas foram tensas, com Senna tentando de todo jeito ir para cima do francês, e o então bicampeão do mundo usando de toda a sua experiência para segurar o brasileiro.

Depois de Senna ter tido problemas em seu carro na largada no Brasil, de ter vencido por larga margem em San Marino, e de Prost ter dominado Senna no México e de Senna bater sozinho na liderança em Mônaco, o duelo entre as duas McLarens finalmente acontecia.

Ao lado da briga, os dois precisavam também se preocupar em economizar combustível, já que o circuito Gilles Villeneuve, por seus longos períodos de aceleração, era particularmente complicado para o consumo de gasolina.

No entanto, Senna passou por cima de todas as questões e conseguiu na volta 19 mergulhar em cima de Prost no Hairpin do Casino. Surpreendido, o francês não pôde se proteger como vinha fazendo até ali e viu o brasileiro assumir a liderança.

Senna conseguiu abrir um pouco nas voltas seguintes, mas Prost deu o troco e voltou a se aproximar do brasileiro. No entanto, Ayrton administrou bem a distância com o consumo e no fim da prova conseguiu cruzar a linha de chegada com 5s934 de frente para o rival depois de aliviar seu ritmo nos últimos giros.

Os problemas de consumo fizeram o brasileiro parar seu MP4/4 parar assim que cruzou a linha de chegada. Prost fez o mesmo.

Era a segunda vitória de Senna na temporada, e a primeira de uma sequência de seis triunfos em sete provas. Esta arrancada - iniciada no Canadá - daria a Ayrton seu primeiro título mundial mais tarde naquele ano, no Japão.

Artigo anterior Red Bull é conservadora na escolha de pneus para França
Próximo artigo FIA explica incidente com marmota no Canadá

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros