Acerto do carro foi ruim para Spa, reconhece Ross Brawn
Dirigente credita o rendimento abaixo do esperado da Mercedes à configuração do carro e dos pneus na Bélgica
Vinda da vitória no GP da Hungria, a Mercedes não escondeu que esperava mais do GP da Bélgica. O time acabou se classificando na pole e no quarto lugar, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, respectivamente, muito em função da chuva. Na corrida, o inglês foi vítima fácil tanto para a Red Bull de Sebastian Vettel, quanto para a Ferrari de Fernando Alonso.
Para o chefe da equipe, Ross Brawn, o problema foi a adaptação do carro ao circuito de Spa-Francorchamps, que pede uma configuração de baixa pressão aerodinâmica, diferentemente de Budapeste.
“Não acho que acertamos bem o carro para Spa. Ele não evoluiu desde a manhã de sexta-feira. Estamos por perto, mas não foi tão bom quanto nas últimas corridas”, explicou Brawn.
“Não sei se foi pela nossa filosofia de acerto ou por algumas mudanças que fizemos. Teremos que estudar os dados. No geral, as mudanças que fizemos foram muito boas em termos de correlação, e o pacote aerodinâmico certamente fez o que foi pensado para fazer.”
Mesmo considerando que o conjunto de peças trazido para melhorar a performance nas retas de Spa funcionou, Brawn destacou que justamente o setor em que é necessário menor downforce foi o ponto fraco do time. “Nosso carro não era muito bom no primeiro setor, nossa performance na Eau Rouge foi ruim, mas nosso carro tinha aderência nas curvas rápidas, o que foi um pouco estranho”, reconheceu.
“Outro fator é que as limitações em cambagem e pressões foram mais duras do que têm sido, e isso pode ter sido um diferencial dependendo da equipe. Temos de entender isso para ver quais eram as implicações.”
Mas o que deixou Hamilton animado no final de semana foi a reação da equipe após o final da prova, demonstrando descontentamento mesmo com dois pilotos entre os quatro primeiros.
“Conversei com os caras e eles estavam para baixo por causa de um terceiro e quarto lugares. Não era o que eles esperavam, o que é ótimo. É ótimo que a equipe tenha esta expectativa.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.