Alfa Romeo é multada por roda solta de carro de Raikkonen
Equipe foi multada em € 5 mil, aproximadamente R$ 30 mil, após finlandês perder roda depois de pit stop na volta 54 do GP da Áustria

Kimi Raikkonen foi ao pitlane para colocar um novo conjunto de pneus quando o safety car foi chamado, com cerca de 17 voltas restantes depois que George Russell, da Williams, parou na saída da curva 4.
Voltando à corrida em 12º, quando o safety car entrou nos boxes no final da volta 54, a roda dianteira direita de Raikkonen se soltou quando ele contornava a curva 9 e saiu completamente ao sair da curva.
Leia também:
O finlandês foi forçado a parar na reta principal, o que levou a outro período com caro de segurança.
Uma investigação pós-corrida da FIA concluiu que uma roda não foi fixada corretamente durante o pit stop, embora tenha notado que a equipe não sabia que havia liberado o carro em uma condição insegura.
A declaração da FIA diz: "Os comissários ouviram o representante da equipe e analisaram as evidências técnicas e de vídeo fornecidas pelo Delegado Técnico da FIA, bem como a telemetria do carro.”
"Após examinar as fotos da roda danificada e do eixo, é evidente que a porca da roda dianteira do lado direito ficou com rosca cruzada durante a troca, o que não foi identificado pelo operador da pistola.”
"Como consequência, a roda dianteira direita disparou quando o carro estava de volta na corrida.”
"Os comissários aceitam, no entanto, que nem a equipe nem o piloto tiveram a oportunidade de perceber que o carro estava em uma condição insegura e, portanto, não o pararam.”
"Considerando essas circunstâncias, uma multa de € 5000 é apropriada."
Comentando sobre o incidente, Raikkonen disse que não tinha sido avisado do problema antes.
PÓDIO: Regi Leme e Rico Penteado comentam polêmicas e analisam GP da Áustria
PODCAST: Entrevista com Bruno Senna: a trajetória no automobilismo e histórias com tio Ayrton Senna

Artigo anterior
Alerta ligado: Hamilton leva mais quatro pontos na Superlicença com punições e fica a cinco de tomar suspensão
Próximo artigo
Hamilton diz que safety car arruinou estratégia para superar Bottas

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da Áustria |
Pilotos | Kimi Raikkonen |
Equipes | Alfa Romeo |
Autor | Lewis Duncan |