Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Alonso encontra 'freguês interno' maior do que Massa: Kimi Raikkonen

Na última temporada em que esteve em Maranello, Massa apresentou 'maior concorrência' a Alonso

Raikkonen possui aproveitamento mais baixo na Ferrari do que Massa em seu último ano
O final de semana de Monza, há um ano, significou o fim da linha para Felipe Massa na Ferrari. O fraco desempenho na última temporada resultou na saída do brasileiro da escuderia – e no fim da paciência dos italianos. Entretanto, os números favorecem o atual representante da Williams em comparação a Kimi Raikkonen, o seu substituto.
 
[publicidade] Enquanto Fernando Alonso sobra nas disputas internas desde que desembarcou em Maranello, Massa sofreu, mas não tanto quanto o finlandês neste ano. Resumidamente, o domínio do espanhol é ainda maior sobre o ‘Homem de Gelo’ do que sobre o brasileiro.
 
Em sua última temporada com a Ferrari, Felipe Massa somou 31,1% dos pontos da equipe durante toda a disputa no ano. Já Kimi Raikkonen neste retorno para Maranello possui apenas 24,3% dos pontos ferraristas; números que comprovam a proeminência ainda maior de Alonso no time.
 
O desempenho de Massa, longe de ser o ideal e equilibrar uma disputa interna com Alonso, já se desenhava melhor até a etapa de Monza. Antes do GP da Itália, o brasileiro possuía a terceira posição na Espanha e o quarto posto na Austrália como melhores resultados.
 
Em contrapartida, Raikkonen teve como melhor participação até aqui nesta temporada o quarto lugar conquistado em Spa-Francorchamps, há pouco menos de duas semanas.
 
A paciência sobre Raikkonen segue intacta. A própria equipe trabalha nos bastidores para o finlandês crescer de rendimento nesta segunda parte da temporada e derrubar as comparações com a última temporada de Massa, a qual culminou na saída do brasileiro de Maranello.
 
“Eu diria que temos tido um carro que não é particularmente fácil de pilotar – e isso é certamente verdade. Particularmente no caso de Kimi, ele não gosta muito de como funciona a frente do nosso carro porque ele é um piloto que gosta de uma frente muito forte e previsível para que ele possa usar sua habilidade ao máximo. Isso é algo que ele ainda não encontrou na Ferrari e que nós não conseguimos dar a ele. Estamos tentando melhorar”, disse James Allison, diretor técnico da equipe.
 
As palavras do dirigente se apegam às ideias de Raikkonen, que manifestara a insatisfação com o carro antes da pausa para o verão na F1. O finlandês, depois do quarto lugar na Bélgica, espera confirmar a melhora neste final de semana, na ‘casa ferrarista’, em Monza.
Artigo anterior Ricciardo repete Senna, e campeão volta a ser 'peitado dentro de casa' após 26 anos
Próximo artigo Para Jenson Button, briga na Mercedes pode ficar "fora de controle"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros