Análise

Análise: As abordagens aerodinâmicas da F1 em Monza

O GP da Itália sempre cria um desafio único para as equipes, com as longas retas de Monza forçando os times a pensar mais sobre os níveis de arrasto e redução de downforce.

Red Bull RB14 rear wing

Foto de: Giorgio Piola

A velocidade em linha reta é essencial na Itália, mesmo que isso signifique que a vida possa ser um pouco complicada nas chicanes.

Este cenário faz os times apresentarem as asas traseiras mais escandalosamente baixas que você verá em toda a temporada. Na verdade, em sua maior parte, estas asas são projetadas especificamente para o famoso "templo da velocidade" e se tornam instantaneamente obsoletas depois da corrida.

Mercedes x Ferrari

Perfurar um buraco no ar é uma tarefa muito mais fácil para as equipes líderes, Mercedes e Ferrari, devido às suas poderosas unidades de potência.

Então, embora ambas tivessem asas "mais magras" para o GP da Itália, seus projetos não eram tão extremos quanto os de alguns dos outros times. Na verdade, ambas equipes optaram por uma variação mais agressiva da asa usada na Bélgica, com a Ferrari preferindo um design plano mais tradicional, enquanto a Mercedes utilizou uma asa estilo "colher".

Mercedes W09 rear wing comparison

Mercedes W09 rear wing comparison

Photo by: Manuel Goria / Sutton Images

Apesar de a Mercedes ter testado duas especificações diferentes de asas na Bélgica, no final ela optou pela de menor downforce, com sua habitual asa T (seta vermelha).

Para Monza, uma configuração de asa traseira similar foi selecionada, embora sem Gurney no flap (seta branca). Para aumentar a velocidade da linha reta, a asa T foi totalmente descartada também.

 

Ferrari SF71H rear wing, Belgian GP

Ferrari SF71H rear wing, Belgian GP

Photo by: Giorgio Piola

Como a Mercedes, a Ferrari fez apenas pequenas alterações em sua asa traseira para seu GP de casa, mas conseguiu manter a asa T, o que proporcionou aos pilotos mais downforce e confiança.

 

Mercedes W09 front wing comparison

Mercedes W09 front wing comparison

Photo by: Giorgio Piola

O que sai de um lado do carro geralmente precisa ser equilibrado no outro também, e os carros não precisam ser acertados da mesma maneira como foram para o segundo setor em Spa. Ambos os times fizeram concessões a este respeito para Monza.

Como podemos ver, a Mercedes usou uma nova solução (seta vermelha) frente ao que teve em Spa. Esta é uma tática empregada pelas equipes quando o ângulo da asa já está próximo de seu limite operacional.

Mercedes F1 W09 bargeboard, Monza GP

Mercedes F1 W09 bargeboard, Monza GP

Photo by: Giorgio Piola

Curiosamente, a Mercedes também fez algumas melhorias em seu assoalho, alterando sua forma da lateral (seta azul).

Além disso, a seção divisora ​​com ranhuras (seta vermelha) foi otimizada ainda mais, com buracos correspondentes precisando ser feitos no chassi acima (seta branca) para cumprir os regulamentos.

Red Bull - baixo downforce

Os pontos fracos da Red Bull são expostos em circuitos de alta velocidade, como Spa e Monza, e, portanto, a equipe teve que compensar seu déficit de potência ao abrir mão de parte de sua performance aerodinâmica.

A capacidade superior de gerar downforce embaixo do assoalho e no difusor sempre permitiram que o time pudesse abaixar mais suas asas traseiras quando comparado com Mercedes e Ferrari, mas nas últimas duas corridas isso foi ainda mais extremo.

A asa utilizada foi tão pequena que a colocação de laterais no canto superior da placa terminal era irrelevante.

E, embora a asa já parecesse extremamente plana em Spa, os designers foram além para Monza, reduzindo ainda mais o ângulo de ataque.

Red Bull RB14 rear wing, Monza GP

Red Bull RB14 rear wing, Monza GP

Photo by: Giorgio Piola

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA: windscreen não protegeria Leclerc como o halo
Próximo artigo Grosjean: Quase virei cozinheiro quando a Renault me demitiu

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil