ANÁLISE F1: No Canadá, Ferrari encontrou um 'sopro' de ar fresco, mas está no caminho certo?

O SF-23 permitiu que Leclerc e Sainz se concentrassem em dois aspectos que até ontem eram críticos: gerenciamento de pneus e estratégia

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Foto de: Jake Grant / Motorsport Images

O GP do Canadá de Fórmula 1 pode se tornar a etapa mais importante da temporada de 2023 da Ferrari, a corrida decisiva, aquela que mudou o cenário. A condição é imprescindível por dois motivos, ligados à confirmação necessária em um tipo de pista diferente do circuito de Montreal e à cautela necessária ao falar sobre o SF-23, até agora um objeto altamente imprevisível.

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No entanto, o que se viu na pista Gilles Villeneuve foi uma mensagem clara e, paradoxalmente, a Ferrari conseguiu converter a décima e a décima primeira posições no grid em quarta e quinta posições sob a bandeira quadriculada, fazendo a diferença em duas frentes que haviam sido críticas até a última corrida: gerenciamento de pneus e estratégia.

Frederic Vasseur, Team Principal Ferrari, con il vice presidente del Cavallino, Piero Ferrari

Frederic Vasseur, Team Principal Ferrari, con il vice presidente del Cavallino, Piero Ferrari

Photo by: Ferrari

Os sorrisos vistos no final da corrida nos rostos de Charles Leclerc, Carlos Sainz, Fred Vasseur e um pouco de toda a equipe, obviamente, não estão relacionados à vitória na etapa, mas ao fato de terem recuperado a direção perdida no primeiro terço da temporada.

Os vinte e dois pontos conquistados em Montreal não são de se jogar fora, mas é sobretudo a perspectiva de olhar para as próximas corridas com uma injeção de confiança. Até agora, os dois SF-23 tinham sido "lindos no sábado", mas encalharam vinte e quatro horas depois; em Montreal, foi o contrário. Ainda falta o fim de semana para avaliarmos a combinação dos dois pontos de maneira positiva, um fim de semana que a Ferrari espera organizar muito em breve.

Um dos aspectos mais marcantes do GP em Montreal foi a segurança com que o "muro" da Scuderia agiu na 12ª volta da corrida, quando o impacto de George Russell contra uma barreira fez com que o carro de segurança entrasse na pista.

Ferrari SF-23: riparata la tavola di Leclerc prima del via

Ferrari SF-23: riparata la tavola di Leclerc prima del via

Photo by: Giorgio Piola

Todos os pilotos que largaram com pneus médios voltaram aos boxes para um pit stop, mas Leclerc e Sainz não. "Queríamos deixar Carlos e Charles na pista para que eles pudessem correr livremente", explicou Vasseur após a corrida e, de fato, quando a corrida recomeçou, os tempos das duas Ferraris eram rápidos, apesar de terem percorrido umas boas 40 voltas com o conjunto de pneus instalados na largada.

Foi uma estratégia corajosa, mas que acabou sendo perfeita. Outro aspecto positivo surgiu com os temidos pneus duros. O composto mais duro (do fim de semana) foi uma fonte de grandes problemas no GP da Espanha, especialmente para Leclerc, enquanto em Montreal ele funcionou muito bem.

"Foi importante ver que, na segunda metade da corrida, nossos pilotos estavam fazendo os mesmos tempos que os três primeiros na classificação", comentou Vasseur. "Estamos progredindo corrida a corrida: continuaremos a nos concentrar em nós mesmos, a trabalhar duro na direção que identificamos e a cuidar ainda mais de cada detalhe para termos um fim de semana perfeito de sexta a domingo."

Carlos Sainz, Scuderia Ferrari

Carlos Sainz, Scuderia Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

No final da corrida, Leclerc, quase com medo de abrir um sorriso, descreveu sua corrida como a melhor desta primeira parte da temporada, referindo-se ao desempenho do carro. Vasseur também anunciou desenvolvimentos técnicos com vistas às próximas corridas, colocando lenha na fogueira que foi subitamente reacendida.

Tudo, no entanto, é comunicado quase em um sussurro, o medo de elevar demais o nível de expectativa ainda está presente entre os homens da Scuderia, e provavelmente com razão. No entanto, a sensação de uma lufada de ar fresco é inegável, assim como a impressão de que, no final do campeonato, a temporada da Ferrari será dividida entre um Canadá "pré" e um "pós".

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