Newey 'abre o jogo' e revela que contagem regressiva para aposentadoria da F1 começou oficialmente

Projetista da Red Bull chegou neste fim de semana a 200ª vitória de um carro projetado por ele

Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing, on the grid

Foto de: Alexander Trienitz / Motorsport Images

O famoso projetista de carros de Fórmula 1, Adrian Newey, revelou que a "contagem regressiva" para sua aposentadoria começou "oficialmente", mas ele alegou que pretende continuar trabalhando até que não seja mais desejado ou não goste mais do que faz.

Leia também:

A Autosport revelou em maio que Newey, diretor técnico da Red Bull, havia concordado recentemente com uma extensão de contrato para permanecer na equipe de Milton Keynes, para a qual se mudou em 2006. No entanto, a duração desse último acordo com o engenheiro de 64 anos não foi divulgada publicamente.

Newey juntou-se a Max Verstappen no pódio do GP do Canadá de 2023 no último fim de semana, quando a Red Bull comemorou sua 100ª vitória na categoria. Também foi registrada a 200ª vitória de um carro de F1 projetado por Newey - com a ressalva de que qualquer possível envolvimento no Toro Rosso STR3 de 2008 e no McLaren MP4/12 de 1997 foi desconsiderado, enquanto sua influência no Williams FW19 de 1997 foi incluída.

Newey disse que, apesar de ter projetado 13 carros que até agora venceram um campeonato, o sucesso do qual participou foi secundário à realização de um "sonho" original de infância de se tornar um projetista de F1 remunerado.

Em entrevista à Sky Sports, ele disse: "Tem sido uma jornada incrível. Meu sonho, desde criança, sempre foi trabalhar com engenharia e automobilismo, portanto, quando consegui meu primeiro emprego no automobilismo e recebi meu primeiro salário, esse foi realmente o grande momento. Todo o resto foi um bônus."

Newey destacou sua primeira vitória em uma corrida, que chegou por cortesia de Nigel Mansell ao triunfar pela Williams no GP do México de 1991, e as decisões de título no final da temporada como os pontos altos de sua carreira.

Ele continuou: "Obviamente, todas elas são especiais. As que mais se destacam, é claro, são a primeira no México e aquelas em que o campeonato foi até o fim. Você pode argumentar que esse é o fim do campeonato, então, é claro, é aquela corrida - Abu Dhabi com Sebastian [Vettel] contra Fernando [Alonso, 2010] e depois Max contra Lewis [Hamilton, 2021]."

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 2nd position, Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 3rd position, on the podium

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 2nd position, Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 3rd position, on the podium

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Quando perguntado sobre quando sua carreira na F1 poderia chegar ao fim, Newey disse que não tinha planos imediatos de se aposentar, pois está satisfeito na Red Bull, onde se sente querido e onde gosta de exercer sua profissão.

No entanto, ele reconheceu que a "contagem regressiva" para sua aposentadoria da F1 havia começado de forma "oficial".

Newey disse: "Tenho a sorte de estar fazendo o que sempre quis fazer e gosto do trabalho. Eu adorei. É claro que minha carreira não pode durar para sempre, então acho que, enquanto a equipe me quiser e eu continuar gostando, vou continuar.

"Mas isso tem que ser... realisticamente, está em uma contagem regressiva. Não sei exatamente quando será esse dia."

VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior CEO da F1 segue contra a entrada de novas equipes e celebra momento da categoria: "Times rejeitam ofertas bilionárias"
Próximo artigo ANÁLISE F1: No Canadá, Ferrari encontrou um 'sopro' de ar fresco, mas está no caminho certo?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil