ANÁLISE F1: Ritmo da Ferrari nos treinos em Baku pode indicar surpresa no domingo?
Lando Norris liderou o TL1, mas Hamilton foi o mais rápido do TL2 e Scuderia italiana terminou a sexta-feira como a mais forte do dia

Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
Depois de analisar os dados de sexta-feira de Baku, parece que o grid da Fórmula 1 pode ser abalado neste fim de semana. Lewis Hamilton estabeleceu o tempo mais rápido do TL2 para a Ferrari, enquanto seu companheiro de equipe Charles Leclerc ficou a menos de um décimo de segundo atrás.
Por outro lado, a favorita McLaren quase não foi vista: Lando Norris já estava nove décimos abaixo de sua melhor volta, mas teve que abandonar sua melhor tentativa depois que uma batida no muro o deixou com danos na suspensão. Oscar Piastri também teve dificuldades e bateu no muro. Como resultado, o verdadeiro ritmo de classificação dos dois pilotos da McLaren permaneceu oculto.
A situação ficou mais clara em simulações de corrida com tanque cheio. Ajustado para os diferentes compostos de pneus e durações de stint, Piastri perdeu mais de seis décimos por volta, em média, em comparação com Leclerc.
Um padrão familiar de Monza se repetiu: A Ferrari brilhou com a velocidade máxima, enquanto a McLaren se destacou nas curvas. Na reta principal, a McLaren perdeu cerca de 4 km/h para a Scuderia. Na sexta-feira, a Ferrari não apenas superou a McLaren, mas também a Red Bull e a Mercedes em termos de velocidade máxima.
O ritmo de corrida da Red Bull está dentro do planejado?

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Alexander Nemenov / AFP via Getty Images
O adversário mais próximo de Leclerc na corrida não foi Hamilton, mas Max Verstappen. O campeão mundial foi apenas 0,22 segundo mais lento por volta, em média, do que o piloto da Ferrari. Hamilton perdeu 0,24 segundo por volta.
Isso significa que a Red Bull parecia muito mais forte no longo prazo do que em uma única volta, onde Verstappen terminou apenas em sexto, seis décimos abaixo. Ainda assim, o RB21 estava visivelmente sem velocidade máxima em comparação com a Scuderia.
Atrás de Hamilton, Piastri (+0.62) foi o segundo melhor colocado, seguido por Yuki Tsunoda (+0.77) na segunda Red Bull. Atrás deles estavam as duas Mercedes: George Russell (+0.82) e Andrea Kimi Antonelli (+0.88). Embora as Flechas de Prata estivessem mais próximas da Ferrari em uma única volta, elas perderam muito mais em outras tentativas.
Williams também surpreendeu

Alexander Albon, Williams
Foto de: Ozan Kose / AFP via Getty Images
Embora o piloto da Haas, Oliver Bearman , tenha sido o melhor do pelotão intermediário em uma única volta, foi a Williams que mais uma vez causou alvoroço. Com os pneus ajustados, Alexander Albon e Carlos Sainz perderam apenas 0,47 e 0,61 segundos para Leclerc, respectivamente, o que os torna ainda mais rápidos que a McLaren.
Mas o ponto fraco da Williams continua sendo a classificação. Em Monza, a equipe decepcionou com uma saída precoce da segunda fila, apesar do bom desempenho nos treinos. O pelotão intermediário pode mais uma vez dificultar a vida da equipe em Baku, mas o domingo ainda promete uma sólida conquista de pontos.
No restante do 'meio do bolo', as tendências familiares se mantiveram: a Sauber mais uma vez impressionou com um ritmo de corrida sólido (+0.92), enquanto a Racing Bulls pareceu mais forte em uma única volta. Liam Lawson foi o piloto mais rápido da RB no longo prazo, mas ainda ficou a mais de um segundo de distância. A Aston Martin, por outro lado, decepcionou em todos os aspectos, tanto em uma única volta quanto em simulações de corrida (+1.91).
Pirelli trouxe pneus 'C6' mais macios para Baku

Pierre Gasly, Alpine
Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
A alocação de pneus mais macios da Pirelli, como os usados em Imola, Mônaco e Montreal introduz várias incógnitas. Baku é tradicionalmente conhecida pelo baixo desgaste dos pneus e pelas estratégias simples de uma parada, mas isso pode mudar este ano. No ano passado, o pneu médio (agora C4) não durou mais do que 20 voltas, em uma corrida de 51 voltas.
No entanto, as simulações de corrida de sexta-feira mostraram que muitos pilotos conseguiram controlar melhor seus pneus desta vez. Portanto, uma estratégia de uma parada continua sendo realista. De acordo com o engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, o fato de os pilotos já terem dado voltas mais rápidas em 2025 do que em 2024 se deve em parte aos preparativos.
"Vale a pena observar que as condições da pista estão claramente melhorando em relação aos anos anteriores, um sinal do quanto os organizadores trabalharam duro nos últimos dias, tratando a superfície da pista com jatos de água de alta pressão", diz Berra. "Isso, juntamente com as temperaturas mais baixas, explica os tempos de volta significativamente mais rápidos em comparação com 2024. Eles já alcançaram o tempo de pole do ano passado".
A escolha do pneu deve ser um tema quente durante a classificação, com o composto médio (C5) potencialmente mais forte: "O C5 provavelmente oferece mais estabilidade nas partes mais sinuosas da pista, de modo que pode ser o composto preferido para a parte principal da classificação", disse Berra. "Por fim, podemos relatar a ausência total de granulação em todos os três compostos".
Com a Ferrari e a Red Bull parecendo fortes e a McLaren pronta para se recuperar de uma sexta-feira difícil, tudo está em jogo na classificação de sábado e durante o GP no domingo.
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.