Análise técnica: entenda como a Aston Martin tenta resolver o problema de seu carro na F1
Equipe britânica tem apostado em desenvolvimento de forma bastante agressiva em uma tentativa de alcançar a concorrência
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Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Aston Martin falou muito nesta temporada sobre como os novos regulamentos de 2021 da Fórmula 1 prejudicaram seu carro com baixo rake. Mas, de qualquer forma, a equipe também tem apostado em seu desenvolvimento de forma bastante agressiva em uma tentativa de alcançar a concorrência.
Tendo já alterado o design do assoalho para a primeira corrida da temporada, a Aston Martin chegou a Ímola com ainda mais alterações para tentar aumentar o desempenho aerodinâmico do AMR21.
Desta vez, o time voltou sua atenção para os sidepods e as várias superfícies aerodinâmicas que os cercam.
Os sidepods já estavam incrivelmente compactados no AMR21, mas em um esforço para aumentar a performance aerodinâmica, a equipe de design se concentrou em reduzir o tamanho do injetor e, como consequência, o tamanho do sidepod.
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Tendo marcado esses dois recursos na lista de verificação, a Aston Martin também foi capaz de ir em busca de ganhos adicionais, com a asa lateral que se estende da cabine até a borda do assoalho agora empenada, enquanto uma placa final muito maior é usada para definir sua borda externa (seta branca).
Este projeto provavelmente irá liberar um vórtice mais intenso (abaixo).
Esta mudança também é extremamente interessante, pois está muito mais de acordo com a filosofia aerodinâmica que a equipe tinha enquanto era Racing Point.
Mantendo as superfícies aerodinâmicas presas ao sidepod, temos que citar a barbatana em forma de lâmina presa no sidepod (seta azul), que antes havia sido montada horizontalmente, mas agora está ampliada e fixada em um ângulo de quase 45 graus.
Enquanto isso, o spar housing de impacto lateral inferior que se estende para encontrar o defletor do sidepod também foi revisado, já que agora se inclina (seta verde), alterando a proporção em sua divisão do fluxo em torno do sidepod.
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Racing Point RP19, side pods
Photo by: Giorgio Piola
A Aston Martin também optou por revisar o design de seus espelhos retrovisores e de seus suportes, com o suporte do cockpit agora em um ângulo reto (seta vermelha), em vez de ser curvo.
Como consequência desta rigidez extra, o suporte inferior que passava por baixo do espelho foi removido. Enquanto isso, o encaixe do espelho é pendurado sob a estrutura por meio de dois suportes, ao invés de um, enquanto a montagem inferior se conecta diretamente ao espelho.
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Aston Martin AMR21 sidepod and engine cover packaging comparison
Photo by: Uncredited
As mudanças não são isoladas apenas na região frontal do sidepod, como a seção em rampa do chassi atrás também foi abordada como parte da atualização (como deixado claro pela linha amarela). A rampa foi aumentada significativamente.
O que tem várias ramificações, não só com as características aerodinâmicas alteradas, mas também com o fluxo interno para resfriamento revisado.
Isso também resultou na revisão da tampa do motor, com a forma da saída de resfriamento sendo alterada para acomodar a rampa mais longa (veja a seção ao redor do logotipo do BWT), enquanto a protuberância que está firmemente envolvida no duto de entrada maior na unidade de potência Mercedes deste ano pode ter sido alterado sutilmente também.
A equipe também apresentou um novo arranjo da asa traseira em Ímola. É uma solução para a qual o time se voltou antes em suas formas anteriores e irá reduzir o arrasto criado nas extremidades externas, enquanto ainda fornece o downforce necessário da seção central.
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Lance Stroll, Aston Martin AMR21
Photo by: Charles Coates / Motorsport Images
A Aston Martin começou com o recorte de assoalho em forma de 'Z' que agora é preferido pela maioria do grid, mas seu primeiro esforço não foi tão expansivo quanto a nova solução que chegou na primeira corrida da temporada (direita).
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Aston Martin AMR21 detail
Photo by: Uncredited
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Aston Martin AMR21 floor
Photo by: Giorgio Piola
A solução mais recente coloca a escuderia no ponto mais avançado do espectro de recorte até o momento, com a maior parte do assoalho retornando paralelamente à linha central do carro. Há também uma fileira dupla de aletas para direcionar o fluxo no início do corte e um conjunto de aletas encaixadas alinhando a borda do assoalho à frente do pneu traseiro.
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