Análise

Análise técnica: O que há por trás do novo bico do carro da Red Bull

O novo RB16 da Red Bull pode parecer uma evolução do carro do ano passado, mas existem algumas diferenças intrigantes que atraíram o interesse de equipes rivais. Confira a análise de Giorgio Piola e Matthew Somerfield

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Red Bull Content Pool

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Red Bull exibiu nesta terça-feira (12) as primeiras imagens do RB16. Mesmo com poucas imagens de estúdio e do shakedown que acontece em Silverstone, o novo modelo parece ter mudanças no bico para tentar otimizar melhor o fluxo de ar nessa área do carro.

A equipe tentou várias soluções ao longo dos anos, mas para 2020 levou as coisas um passo além, embora seja difícil entender completamente o design a partir da única imagem disponível.

Leia também:

Olhando atentamente para a ponta do bico, a ventilação inferior agora tem um ‘bico de pato’ no topo, que também é acompanhado por outra abertura colocada na área da rampa superior. O fluxo daqui será alimentado para outras superfícies e dispositivos aerodinâmicos, como o duto ‘S’, que, assim como na última temporada, tem uma saída mais estreita na ponte do bico.

Esta área possui duas bordas, semelhantes às usadas na última temporada, que não apenas fortalecem o desempenho do duto ‘S’, mas também o resto do carro.

Para ajudar ainda mais nessa frente, há duas aletas situadas acima e atrás do cockpit, que parecem estar desviando o ar da parte traseira da tampa do motor.

Red Bull Racing RB16 detail

Red Bull Racing RB16 detail

Photo by: Red Bull Content Pool

Observando entre a ponta do bico e os pilares da asa dianteira, também é montado uma espécie de dispositivo como se fosse de remoção de neve que alimenta o fluxo de ar na parte inferior do nariz. Aqui, há uma área com tampa recém-formada que flanqueia o bico. A capa é muito mais parecida com a variação usada pela Mercedes em 2017 do que como as vistas em outros lugares do grid desde então.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Photo by: Red Bull Content Pool

Veja mais imagens do novo carro da Red Bull para 2020

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16

Red Bull Racing RB16

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16 detail

Red Bull Racing RB16 detail

Foto de: Red Bull Content Pool

Red Bull Racing RB16 detail

Red Bull Racing RB16 detail

Foto de: Red Bull Content Pool

13

E relembre todos os modelos já utilizados pela equipe

2005 : Red Bull Racing RB1, motor Cosworth

2005 : Red Bull Racing RB1, motor Cosworth

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : David Coulthard, Christian Klien e Vitantonio Liuzzi
2006 : Red Bull RB2, motor Ferrari

2006 : Red Bull RB2, motor Ferrari

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : David Coulthard, Robert Doornbos e Christian Klien
2007 : Red Bull RB3, motor Renault

2007 : Red Bull RB3, motor Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : David Coulthard e Mark Webber
2008 : Red Bull RB4, motor Renault

2008 : Red Bull RB4, motor Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : David Coulthard e Mark Webber
2009 : Red Bull RB5, motor Renault

2009 : Red Bull RB5, motor Renault

Foto de: LAT Images

Pilotos : Sebastian Vettel e Mark Webber
2010 : Red Bull RB6, motor Renault

2010 : Red Bull RB6, motor Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : Sebastian Vettel e Mark Webber
2011 : Red Bull RB7, motor Renault

2011 : Red Bull RB7, motor Renault

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Pilotos : Sebastian Vettel e Mark Webber
2012 : Red Bull RB8, motor Renault

2012 : Red Bull RB8, motor Renault

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos : Sebastian Vettel e Mark Webber
2013 : Red Bull RB9, motor Renault

2013 : Red Bull RB9, motor Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : Sebastian Vettel e Mark Webber
2014 : Red Bull RB10, motor Renault

2014 : Red Bull RB10, motor Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel
2015 : Red Bull RB11, motor Renault

2015 : Red Bull RB11, motor Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
2016 : Red Bull RB12, motor TAG-Heuer (Renault)

2016 : Red Bull RB12, motor TAG-Heuer (Renault)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos : Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2017 : Red Bull RB13, motor TAG-Heuer (Renault)

2017 : Red Bull RB13, motor TAG-Heuer (Renault)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos : Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2018 : Red Bull RB14, motor TAG-Heuer (Renault)

2018 : Red Bull RB14, motor TAG-Heuer (Renault)

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Pilotos : Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2019 : Red Bull RB15, motor Honda

2019 : Red Bull RB15, motor Honda

Foto de: Erik Junius

Pilotos : Alexander Albon, Pierre Gasly e Max Verstappen
2020 : Red Bull RB16, motor Honda

2020 : Red Bull RB16, motor Honda

Foto de: Red Bull Content Pool

Pilotos : Alexander Albon e Max Verstappen
16

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Renault divulga prévia de novo modelo para temporada 2020 da F1
Próximo artigo Ferrari descarta adotar asa dianteira similar à da Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil