Após mudança no cronograma da F1, saiba como o Japão lida com supertufão Hagibis
População vem recebendo auxílio para suportar ventos e chuvas fortes. Outros eventos esportivos também tiveram mudanças
Por causa da passagem do supertufão Hagibis, as atividades de sábado do GP do Japão de Fórmula 1 foram canceladas, fazendo com que o treino de classificação fosse programado para o domingo, quatro horas antes da largada.
Entretanto, a maior categoria do automobilismo mundial não foi a única afetada no mundo dos esportes. O supertufão também causou o cancelamento de dois jogos da Copa do Mundo de Rugby que seriam disputados neste sábado: Inglaterra e França, em Yokohama, e Nova Zelândia e Itália, em Toyota, no centro do Japão.
Precavido, o Japão vem se preparando para o supertufão, que está a caminho da região central do país e deve aparecer com mais força no fim de semana. Vôos domésticos foram cancelados e sacos de areia foram doados para minimizar possíveis danos causados por chuvas e ventos fortes.
O Hagibis, que significa "velocidade" em filipino, trará ventos de até 270 km/h e será equivalente a um furacão de categoria 5. A Agência Meteorológica do Japão diz que o tufão deve chegar à costa na área de Tóquio no final do sábado e pediu às pessoas para tomarem precauções e evitar riscos potencialmente fatais. A costa do Pacífico no Japão pode sofrer chuvas torrenciais, enquanto ondas e marés altas podem causar inundações.
As companhias aéreas e os serviços de trem anteciparam cancelamentos que afetam os turistas que viajam no fim de semana de três dias, já que será comemorado o Dia dos Esportes na segunda-feira.
O tufão que se aproxima está espalhando medo, especialmente em Chiba, perto de Tóquio, atingida pelo tufão Faxai no mês passado. Muitos moradores ainda estão se recuperando dos danos causados em suas casas. O tufão arrancou postes elétricos e cabos, provocando interrupções de energia e contribuindo para doenças causadas pelo calor, além de outros problemas de saúde entre os idosos.
O Japão é regularmente atingido por tempestades vindas do Oceano Pacífico. Além do Faxai em setembro, o tufão Jebi inundou um terminal e uma pista do Aeroporto Internacional de Kansai no ano passado.
GP do Japão
A edição de 2019 da prova em Suzuka certamente entrará para a história e fará parte das curiosidades da etapa japonesa no futuro. Um caso parecido é o da corrida de 2004, que também foi marcada pelas fortes chuvas. Confira outras curiosidades do GP do Japão na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.