Recomendado para você

Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1

Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1
Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1

Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1
F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025

F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025
Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1

Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1
F1: Norris e Piastri revelam como se prepararam para disputar o título de 2025

F1: Norris e Piastri revelam como se prepararam para disputar o título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris e Piastri revelam como se prepararam para disputar o título de 2025
GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE

GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE
Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa preliminar do GP de SP de F1, que define os campeões sprint 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa preliminar do GP de SP de F1, que define os campeões sprint 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir à etapa preliminar do GP de SP de F1, que define os campeões sprint 2025
GP de São Paulo de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Interlagos, com Porsche Cup e F4 Brasil

GP de São Paulo de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Interlagos, com Porsche Cup e F4 Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Interlagos, com Porsche Cup e F4 Brasil
Últimas notícias

Após saída de Razia, Rubinho e Burti comentam situação de pilotos pagantes

Brasileiros apontam razões para onda crescente dos chamados “pay-drivers” na F-1 e contam experiências passadas

Após a quebra de contrato de Luiz Razia na equipe Marussia durante o segundo dia da última sessão de testes da F-1, nesta sexta-feira, por falta de pagamento de patrocinadores, o TotalRace foi ouvir a opinião de pilotos que já estiveram na categoria e viveram muito tempo as incertezas do meio quanto ao apoio financeiro.

Rubens Barrichello ficou na F-1 de 1993 a 2011 e viveu, principalmente em seus últimos anos na categoria, tempos difíceis e incertos na carreira. O brasileiro, recordista de GPs na história com 326, perdeu sua vaga na Williams de 2011 para 2012 por, além de uma temporada abaixo do esperado, interesses comerciais.

“Seria bobo da minha parte dizer que isso é novo. Acontece”, contou Rubens. “Mas antigamente um piloto bom precisava de um 'empurrãozinho' para conseguir uma vaga. Hoje em dia, não tenho certeza se a F-1 é 100% talento, porque temos vagas compradas. O mundo é assim.”

“Tanto faz. Eu já saí de lá, vivi 19 anos. No meu primeiro eu tive um 'empurrãozinho', e depois eu tive 18 de sobrevivência, ganhando meu dinheiro. Foi tranquilo.”

Com sua experiência, Barrichello alertou que a longo prazo dinheiro não faz diferença. “Você pode entrar na F-1 com dinheiro, mas você não fica lá pelo dinheiro. Se você não for bom o suficiente, você não fica pelo dinheiro. Tem piloto bom para caramba que poderia estar lá, mas não cabe a mim decidir.”

Burti correu na F-1 apenas em 2001, porém, passando por duas equipes na mesma temporada (Jaguar e Prost), o piloto conheceu bem este lado nada glamoroso da maior categoria do mundo. “É ruim, porque sempre teve aquele negócio de piloto paga para correr. Eu corri em 2001. Eram só um ou dois.”

“Até assumi a vaga de alguém que era pagante, que era o [Gastón] Mazzacane, que trazia o patrocínio da Argentina, da PSN. Era para quatro corridas, e se não tivesse performance 'X',  poderia ser demitido, que foi o que houve. Tinham pilotos que pagavam, mas eram poucos.”

“Mas tem uma explicação: A saída das montadoras – BMW, Honda, Toyota – fez um mal grande para a F-1 e as equipes passaram a depender de patrocínio de pilotos para completar o orçamento. Na Stock Car isso até é aceitável, porque estamos no Brasil. Faz sentido. Mas na F-1 isso é muito chato ver pilotos como Trulli, que saiu para dar vaga ao Petrov por dinheiro. O Timo Glock que deu a vaga ao Razia para o dinheiro, e agora o Razia que perde a vaga por dinheiro.”

Mesmo com a situação piorando cada vez mais, Burti ainda se disse otimista a mudanças. “Espero que a F-1 se recupere em breve, espero que isso seja passageiro. Porque a F-1 merece ter um grid cheio de estrelas. Não é legal ver alguém pagando para correr em uma categoria como essa.”

Artigo anterior Hamilton surpreende e fecha sábado como o mais rápido na Catalunha
Próximo artigo Cacá Bueno ganha prova com final emocionante em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros