Aston confirma volta à F1 com investimento bilionário de Stroll
Montadora britânica assume a estrutura da Racing Point e fará retorno à categoria após mais de 60 anos
Apesar da crise gerada pela pandemia do coronavírus, a volta da equipe Aston Martin à Fórmula 1 em 2021 foi confirmada, como adiantado pelo Motorsport.com nesta terça-feira. No ano que vem, a marca assumirá as operações da Racing Point, ex-Force India.
O retorno da Aston ao campeonato com uma equipe própria foi possível graças ao canadense Lawrence Stroll. Dono da Racing Point e pai do piloto Lance Stroll, o empresário se tornou acionista da Aston Martin recentemente, aportando investimento de 1,6 bilhões de reais.
Com isso, o magnata da moda também será presidente-executivo da futura equipe, que seguirá sediada em Silverstone, na Inglaterra. A Aston voltará a ter um time na F1 após mais de seis décadas, já que a marca esteve na categoria somente em 1959 e 1960. Veja abaixo:
O retorno da fabricante foi adiante porque os acionistas aprovaram a criação de um fundo de investimento de 3 bilhões de reais. Destes, 1,6 bilhão vem do Consórcio Yew Tree, liderado por Stroll. Em comunicado, o empresário comentou a negociação.
"O processo de investir nesta ótima marca exigiu toda minha atenção e energia por muitos meses. Não dormi por algumas noites, mas por outro lado, é um dos negócios mais animadores que já estive envolvido", disse o pai de Lance.
"Carros são minha paixão, uma grande parte da minha vida, e a Aston Martin sempre teve um lugar especial no meu coração. Estar aqui hoje e anunciar que este acordo foi fechado é um grande privilégio e um dos momentos mais orgulhosos de minha carreira", seguiu Lawrence.
"Com tudo completado, posso focar em implementar a estratégia para fazer esta fantástica marca ter ainda mais sucesso”, declarou Stroll, que transformou a Force India em Racing Point em 2018, colocando seu filho na equipe.
“Uma marca com o pedigree e a história da Aston precisa estar competindo no mais alto nível. Acho que é a coisa mais emocionante que aconteceu na recentemente na F1 e é incrivelmente animador para todas as partes interessadas no esporte, especialmente os fãs”, afirmou.
“A Aston tem muito sucesso em várias classes de automobilismo ao longo de sua história, mas agora temos a oportunidade de criar uma equipe na F1. Os holofotes da F1 são inigualáveis e aproveitaremos o alcance para mostrar a marca em nossos principais mercados”, completou.
GALERIA: Relembre todos os carros da Force India / Racing Point na F1
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.