Barrichello: Hamilton pode até ter talento maior que de Senna e Schumi
Recordista de provas da F1 falou sobre ícones de sua época para montar o “piloto perfeito”
Rubens Barrichello ainda detém o recorde de mais provas disputadas na Fórmula 1, com 322 corridas, em carreira com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn GP e Williams, ao longo de 19 temporadas.
Em entrevista à ESPN Brasil, no programa Bola da Vez, Rubinho foi solicitado a ‘montar’ o piloto perfeito, somando características de nomes como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Lewis Hamilton, além de colocar alguns de seus talentos no competidor fictício.
“É muito difícil falar sobre o piloto perfeito”, disse Barrichello antes de contar uma história do início de carreira. “Era 1990, eu estava na Fórmula Opel e estava sentado perto da Eau Rouge (em Spa-Francorchamps, circuito belga, durante etapa da F1). Nosso box era ali por perto e passava uma McLaren com pé embaixo e outra que dava uma tirada de pé. Pensei: ‘O Senna faz a curva cravado e o Berger está tirando o pé’.”
"O que faz um piloto perfeito?"
“Quando fui ver de perto, o Senna tirava o pé e estava um segundo mais rápido que o Berger, mas tirava o pé. O que faz um piloto perfeito? É entender que não adianta entrar totalmente de lado com pé embaixo em uma curva, sendo que pode ser muito mais rápido se deixar o carro retinho. Uma tirada de pé do acelerador faz com que vá em frente e não para o lado", analisou Rubinho, que correu com Senna na F1. Relembre os carros do brasileiro:
Michael Schumacher
Em seguida, Barrichello falou sobre as características de Schumacher. “Eu tive o prazer de guiar ao lado de Schumacher. Em que o Schumacher era mais forte? Nas curvas de alta", destacou o piloto brasileiro da Stock Car.
"O cara é extremamente corajoso, frio, não tinha muito cálculo, simplesmente tinha uma habilidade extraordinária e me levou a outro nível. Possivelmente eu era melhor nas curvas de baixa, pois sempre priorizei saídas de curva", comparou. Relembre os carros de Schumi:
Lewis Hamilton
Rubinho ainda comentou sobre Lewis Hamilton, que, na opinião de Barrichello, pode ter mais talento que Senna e Schumacher. “O Hamilton tem um talento que possivelmente é até maior que o de Ayrton e Schumacher. Só que faltava maturidade a ele. E ele foi processando e hoje você vê. Escutando o rádio da equipe no GP do Brasil, ele é a tranquilidade em pessoa, passando informações, o que precisa e o que não precisa".
E finalmente criou seu piloto perfeito, citando um de seus traços: “O piloto perfeito teria a habilidade do Ayrton, a coragem do Schumacher e a coordenação do Hamilton. É um show vê-lo guiar. A minha característica seria a cabeça".
Relembre todos os carros de Lewis Hamilton na F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.