F1: Bearman sabia que Hamilton "não iria empurrá-lo" durante disputa em Baku
Oliver Bearman entrou para história da F1 após se manter na zona de pontuação em estreia por segunda equipe na categoria
Oliver Bearman entrou para a história da Fórmula 1 ao ser o primeiro piloto a marcar pontos por duas equipes diferentes em sua corrida de estreia. No início da temporada, o britânico pontuou pela Ferrari, ao substituir Carlos Sainz em Jeddah, e, no último fim de semana, terminou em décimo com a Haas no Azerbaijão.
No entanto, o piloto teve mais um momento que o colocou nos holofotes durante a etapa: sua disputa por posição com Lewis Hamilton. Após a corrida, o novato declarou que sentiu que o heptacampeão mundial "não iria empurrá-lo para o muro".
O que aconteceu em pista
Bearman vinha liderando Hamilton na margem dos pontos por 23 voltas durante a segunda metade da corrida de Baku, onde ambos acabaram sendo impulsionados para as posições de pontuação por Sergio Pérez e Carlos Sainz, que bateram na penúltima volta da corrida.
Quando as dez voltas finais começaram e Bearman perseguiu a Williams de Franco Colapinto na frente, Hamilton o atacou na Curva 1 para finalmente passar. No entanto, o novato se defendeu com determinação antes de perder a saída mais apertada para a curva de 90 graus à esquerda e rebaixar seu compatriota mais jovem.
"Bem, você sabe que, quando você passa por fora, ele vai deixar espaço para você, o que é uma sensação agradável", disse o britânico quando perguntado sobre a manobra de Hamilton pelo Motorsport.com.
"Como na Curva 1, eu sabia que ele não ia me empurrar para o muro, o que é um pouco menos certo com outros pilotos. Essa é uma sensação agradável e é sempre muito limpa, mas difícil quando eu estava correndo com ele".
O piloto da Haas retornou de seu único pitstop alguns segundos à frente do heptacampeão e a diferença entre eles, segundo o primeiro, era "como um ioiô" - a Mercedes estava muito próxima depois de ultrapassar Esteban Ocon e Zhou Guanyu - antes que o segundo conseguisse se aproximar e passar.
"Eu estava realmente forçando muito durante algumas voltas para ultrapassar Franco e meus pneus estavam ficando muito quentes", acrescentou Bearman. "Foi exatamente nesse ponto que ele se lançou sobre mim e conseguiu me ultrapassar com bastante facilidade".
"Depois disso, precisei de algumas voltas e o peguei de volta e estava quase pegando o DRS novamente. É irritante ter o deixado ultrapassar, mas não se pode cometer pequenos erros com um cara como ele atrás".
Oliver Bearman, Haas VF-24, Nico Hulkenberg, Haas VF-24
Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
Bearman cruzou a linha de chegada como décimo colocado, depois que ele e Hamilton ultrapassaram Nico Hulkenberg após a batida de Sainz e Pérez. Ambos os britânicos reagiram bem à bandeira verde enquanto o outro piloto da Haas 'tirava o pé' do acelerador.
Hulkenberg estava preocupado com seu carro ter sido danificado após bater nos detritos da batida. Depois do incidente, o piloto bateu no muro na aproximação da curva 15 e, temendo ter furado o mesmo pneu que atingiu os detritos, ficou atrás de Colapinto na volta seguinte, antes de perder as posições extras após o acidente tardio.
"A pista ficou verde novamente e eu consegui ultrapassá-lo com Lewis", explicou Bearman. "Foi uma ultrapassagem. Sinto muito por ele. Ele teve um problema para perder a posição também para Franco, mas estou feliz por ter conquistado o ponto".
PIASTRI tem VITÓRIA de GENTE GRANDE! NORRIS DERROTA VERSTAPPEN; PÉREZ E SAINZ BATEM no final
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.