Bottas lidera ‘possível quali’ e depende de mau tempo para ser pole no Japão
Piloto finlandês repetiu feito do TL1 e foi o mais rápido do dia, após liderar segundo treino livre em Suzuka. Caso classificação não aconteça no domingo, ele será o pole position
Enquanto a Fórmula 1 fica na expectativa da passagem do supertufão Hagibis, Valtteri Bottas vem dominando as ações de pista. Nesta sexta-feira, o finlandês voltou a ser mais rápido no segundo treino livre, com vistas à corrida de domingo.
"Ainda bem que o tempo ficou bom, conseguimos correr bastante. Me senti bem desde o início e muito feliz com o carro em geral, com apenas pequenas coisas para ajustar. Ambas os treinos foram bons", disse o piloto da Mercedes.
Os comissários da F1 definiram que caso a realização do treino de classificação não seja possível na manhã dominical, por conta do mau tempo, a tabela de tempos do TL2 servirá como ordem do grid de largada, o que daria a pole a Bottas.
Lewis Hamilton ficou na segunda posição, configurando mais uma vez a dobradinha da Mercedes, que parece ter se aproveitado das "pequenas atualizações" anunciadas pelo chefe de equipe, Toto Wolff, para a etapa deste fim de semana. Veja abaixo:
Atrás das 'Flechas de Prata', Max Verstappen colocou a Red Bull à frente das Ferraris, que tiveram rendimento discreto. Charles Leclerc foi o quarto e Sebastian Vettel completou os cinco mais rápidos na segunda sessão prática em Suzuka.
O treino
O segundo treino para o GP do Japão livre começou com Sebastian Vettel sendo o primeiro a entrar na pista, com pneus médios, e marcou 1min30s386. Apesar de baixar a marca nas voltas seguintes, ele foi facilmente superado pela dupla da Mercedes, novamente liderada por Valtteri Bottas, que foi o mais rápido do TL1.
Se Vettel foi o primeiro a entrar na pista, seu companheiro, Charles Leclerc, e também Max Verstappen, foram os últimos, dando suas primeiras voltas com mais de 20 minutos de sessão.
Logo em seguida, Vettel fez 1min28s392, mais de um segundo sobre Bottas. O holandês da Red Bull começou bem, conseguindo o segundo posto.
Na tentativa de recuperar a ponta, utilizando pneus macios, Bottas rodou na curva que antecede a reta de chegada, com 28 minutos de sessão. O finlandês não bateu e retornou aos boxes.
Mas Lewis Hamilton estragou a festa dos concorrentes, com 1min27s896, quase meio segundo sobre Vettel.
Bottas retornou e tomou a segunda posição do alemão da Ferrari. Leclerc, que começou a dar suas primeiras voltas com o composto macio, conseguiu apenas o quarto lugar.
Na metade da sessão, Verstappen surpreendeu e ficou entre as Mercedes, na segunda posição, a 0s181 de Hamilton.
Inspirado, Bottas não deixou barato e retomou a ponta com 1min27s785, quando restavam 44 minutos.
As equipes decidiram realizar suas simulações de corrida na segunda metade da sessão, sem grandes mudanças na ordem dos tempos.
A Ferrari tentou utilizar pneus novos nos minutos finais para tentar avançar, mas Leclerc conseguiu apenas a quarta colocação. Vettel foi o quinto.
Caso o treino de classificação aconteça, ele será às 22h deste sábado. O GP do Japão terá a largada às 2h10, de domingo, horários de Brasília.
Resultado
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 33 | 1'27.785 | 238.140 | |||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 34 | 1'27.885 | 0.10 | 0.10 | 237.869 | |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 24 | 1'28.066 | 0.281 | 0.181 | 237.381 | |
4 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 28 | 1'28.141 | 0.356 | 0.075 | 237.179 | |
5 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 37 | 1'28.376 | 0.591 | 0.235 | 236.548 | |
6 | 23 | Alexander Albon | Red Bull | Honda | 34 | 1'28.402 | 0.617 | 0.026 | 236.478 | |
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 29 | 1'29.051 | 1.266 | 0.649 | 234.755 | |
8 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 28 | 1'29.299 | 1.514 | 0.248 | 234.103 | |
9 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 34 | 1'29.354 | 1.569 | 0.055 | 233.959 | |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 35 | 1'29.358 | 1.573 | 0.004 | 233.948 | |
11 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 29 | 1'29.477 | 1.692 | 0.119 | 233.637 | |
12 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 35 | 1'29.512 | 1.727 | 0.035 | 233.546 | |
13 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 28 | 1'29.553 | 1.768 | 0.041 | 233.439 | |
14 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 27 | 1'29.597 | 1.812 | 0.044 | 233.324 | |
15 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 33 | 1'29.651 | 1.866 | 0.054 | 233.184 | |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 31 | 1'29.749 | 1.964 | 0.098 | 232.929 | |
17 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 30 | 1'29.859 | 2.074 | 0.110 | 232.644 | |
18 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 29 | 1'30.334 | 2.549 | 0.475 | 231.421 | |
19 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 35 | 1'30.916 | 3.131 | 0.582 | 229.939 | |
20 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 36 | 1'31.071 | 3.286 | 0.155 | 229.548 |
Confira imagens do segundo treino livre para o GP do Japão de F1
F1 chega ao Japão pegando fogo
O supertufão Hagibis é apenas mais um ingrediente ao campeonato eletrizante de 2019, muito pela ascensão de pilotos como Max Verstappen e Charles Leclerc, além das trapalhadas estratégicas da Ferrari.
O podcast do Motorsport.com debateu a relação entre os pilotos da escuderia após o GP da Rússia. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.