Bottas vs Hamilton, novidades da Ferrari: O que está em jogo no GP da Espanha de F1
Finlandês voltou à liderança e ameaça domínio do pentacampeão. Atualizações criam expectativa para Ferrari e equipes médias. Dúvidas: ultrapassagem e emoção
Neste fim de semana, a Fórmula 1 vai para sua quinta etapa da temporada 2019 no GP da Espanha. A prova marca a abertura do período europeu do calendário e os fãs estão na expectativa por maior competitividade em Barcelona. Foi lá que a Ferrari dominou a pré-temporada, embora a Mercedes tenha se aproximado no último dia de testes. Agora, a equipe alemã chega como dominante incontestável, após quatro dobradinhas. A escuderia italiana, porém, vem com atualizações no motor e busca retomar o ritmo do início do ano.
As atualizações também criam expectativa pela briga no pelotão intermediário, já que muitas equipes chegam com novidades - de diferentes tipos - para a prova catalã. A batalha é vencida momentaneamente pela McLaren, que por enquanto é a 'melhor do resto' com a quarta posição no Mundial de Construtores. A ver o que reservam as brigas na Espanha. O circuito, porém, não tantos pontos de ultrapassagens, que são dúvida. Assim como as emoções, embora o histórico da pista seja bom. Com tudo isso em mente, o Motorsport.com Brasil elencou o que está em jogo e relembrou as curiosidades da etapa em galeria exclusiva no fim da matéria. Confira:
Hamilton vs Bottas
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, arrive on the grid after Qualifying
Photo by: Simon Galloway / Sutton Images
Primeiramente, perdoe-nos a redundância. A culpa não é nossa, e sim da Mercedes. Com amplo domínio em 2019, a competitividade na briga pela ponta se resume aos dois pilotos da atual pentacampeã de construtores. Com a vitória no GP do Azerbaijão, Valtteri Bottas voltou à liderança. Voltou, também, a ameaçar o domínio de Lewis Hamilton, que venceu no Bahrein e na China. Com o triunfo de Bottas na Austrália, o confronto está em 2 x 2. Vamos ver quem ganha em Barcelona.
Retomada da Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF90 and Sergio Perez, Racing Point RP19
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Nova redundância. Desta vez, a culpa é a Ferrari. A equipe alterna altos e baixos em 2019, apesar de ter ficado atrás da rival em todas as corridas. Bem na pré-temporada, péssima na Austrália, dominante no Bahrein (teria a vitória não fosse o problema no motor de Charles Leclerc) e novamente inferior na China e no Azerbaijão. Agora, o time de Maranello terá nova especificação de motor. Se melhorar a confiabilidade, poderá tentar retomar a forma dos testes do começo do ano para superar a Mercedes, ainda favorita. A Red Bull corre por fora, também com novidades.
Disputa no pelotão intermediário
Lando Norris, McLaren MCL34, leads Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
A briga no meio campo já está concorridíssima. Em cada corrida do ano, um carro diferente atrás do top-3 (Mercedes, Ferrari e Red Bull). No saldo, melhor para a McLaren, que está um ponto à frente da Racing Point (18 a 17). E sempre há Kimi Raikkonen, consistente com a Alfa e compensando Antonio Giovinazzi. A Haas perdeu a boa forma depois da Austrália e enfrenta problemas com os pneus. Já a Toro Rosso continua discreta. Com as atualizações para a etapa espanhola, a disputa deve ficar ainda mais embolada. E a Williams deve ficar longe mais uma vez.
Poucas ultrapassagens
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, leads Nico Hulkenberg, Renault R.S. 19
Photo by: Joe Portlock / LAT Images
Se a briga no pelotão intermediário deve ser bagunçada, talvez as ultrapassagens não colaborem tanto. Ou melhor: a falta delas. O circuito de Barcelona não tem tantos pontos favoráveis e o impacto da turbulência nos carros deve dificultar o trabalho dos pilotos, apesar das novas regras aerodinâmicas. Torcemos para estarmos errados, mas a pista é complicada e o aumento da temperatura em relação à pré-temporada deve atrapalhar o acerto dos carros.
Emoções?
Kimi Raikkonen, Ferrari with Thomas, a young fan
Photo by: Ferrari
Será que teremos emoção no GP da Espanha? Os aspectos citados acima não permitem uma conclusão afirmativa, mas o histórico da corrida espanhola diz o contrário, como relembra o Motorsport.com Brasil na galeria abaixo, que também traz fatos sobre a etapa. Veja:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.