Boullier e Horner criticam sistema de pontos na carteira
Como pontos são levados de um ano para o outro, chefes acreditam que isso possa prejudicar contratos de "pendurados"
Bater quatro vezes em três provas, sequência vivida por Felipe Massa atualmente, não é positivo para ninguém. E quem sabe muito bem como é difícil ver um piloto sair de uma má fase como essa é Eric Boullier, chefe de Romain Grosjean. O francês cometeu uma série de erros na temporada passada e parecia ter se reencontrado até que uma série de três batidas em Mônaco o colocou novamente sob pressão.
Perguntado sobre a situação do brasileiro, o dirigente brincou. “Não vou dizer, isso é problema do Domenicali. Você tem de se certificar de que o piloto voltará a ter confiança porque às vezes você entra numa espiral negativa, e isso não é legal.”
Em relação ao sistema de pontos implementado pela FIA, Boullier criticou o fato de que a pontuação pode ser carregada de um ano a outro.
“Não acho que a mudança é bem-vinda, porque é sempre difícil encontrar um sistema justo. São as equipes que contratam os pilotos e eles podem sofrer por um sistema que foge de nosso controle. Às vezes o piloto entra em uma espiral negativa e leva um tempo para recuperar. Somos nós que temos de lidar com isso”, defendeu o francês ao TotalRace.
Sua grande preocupação é com Grosjean que, como o próprio Boullier admite, já poderia estar bem pendurado pelo sistema, que dá de 1 a 3 pontos dependendo da infração e suspende o piloto que somar 12.
“Claro que não estou 100% satisfeito com o que ele alcançou, mas ao mesmo tempo ele é um cara com muito talento e com velocidade. Precisamos lhe dar tempo suficiente para aumentar sua confiança e aí veremos.”
Outro que também não gostou do novo sistema foi o chefe da Red Bull, Christian Horner. “Acho que o princípio é bom, só não sou um grande fã de carregar pontos de uma temporada para a outra. Penalidades durante uma temporada devem contidos apenas nesta temporada. Odiaria ver pilotos não assinando com outras equipes por ter pontos de penalidade. Mas entendo o porquê do sistema.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.