Brawn admite que novo escapamento precisa de mais trabalho
Mercedes estreou sistema que usa o efeito Coanda para direcionar os gases, mas novidade não gerou resultado imediato
O chefe da equipe Mercedes, Ross Brawn, é o primeiro a reconhecer que o novo sistema de saída do escapamento adotado pela equipe em Cingapura ainda precisa de muito trabalho de desenvolvimento para funcionar como esperado. A equipe adotou o efeito Coanda, trazido pela Sauber no início do ano e copiado pelas equipes grandes a partir da corrida de Marina Bay. “É muito difícil. No teste para jovens pilotos conseguimos fazer uma comparação limpa, o que foi muito útil. Em Cingapura, usamos o sistema pela primeira vez e demorou um pouco para ajustá-lo. Não estamos com o melhor dos rendimentos, mas o pessoal fez um bom trabalho para mudar o acerto e usar os pontos fortes do upgrade.”
“Sabemos pela observação dos demais que fizeram a transição para o escapamento Coanda que demora algumas corridas para compreendê-lo e fazer com que tudo funcione. Mas parece positivo, então estamos razoavelmente felizes.”
Para adequar o carro ao novo sistema, novas peças continuarão sendo colocadas nas próximas corridas e Brawn espera uma melhora contínua no rendimento do carro. “Há outras coisas chegando e temos outros upgrades para o escapamento, porque você começa a entender a influência da geometria local no sistema. Obviamente, a maneira como o escapamento sai daquele canal e tudo relacionado a isso está se desenvolvendo rapidamente. Estaremos em melhor forma na próxima corrida e melhor ainda depois disso. Ambos os pilotos precisam de experiência para usar o sistema e precisamos tirar o máximo disso.”
Segundo Brawn, a novidade foi implementada agora para que possa figurar com maior segurança no carro do ano que vem. “Este certamente foi um dos fatores. Decidimos que tínhamos de usá-lo antes do final do ano porque não queríamos aprender sobre ele no inverno.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.