Recomendado para você

F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"
F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025

F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025
ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP

ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP
MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência

MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência
MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação

MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação
NASCAR e equipes 23XI e Front Row não chegam a acordo em reunião de mediação

NASCAR e equipes 23XI e Front Row não chegam a acordo em reunião de mediação

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR e equipes 23XI e Front Row não chegam a acordo em reunião de mediação
F1: Red Bull e McDonald's anunciam parceria para o GP de São Paulo, com logo no carro da equipe e ativações em lojas

F1: Red Bull e McDonald's anunciam parceria para o GP de São Paulo, com logo no carro da equipe e ativações em lojas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Red Bull e McDonald's anunciam parceria para o GP de São Paulo, com logo no carro da equipe e ativações em lojas
Últimas notícias

Brian Hart, engenheiro que trabalhou com Senna, morre aos 77

O britânico deu nome ao motor da antiga Toleman, com o qual o brasileiro foi segundo colocado no GP de Mônaco de 1984

O inglês Brian Hart, que deu nome ao motor com o qual Ayrton Senna foi segundo colocado no GP de Mônaco de 1994, morreu aos 77 anos. O engenheiro era o dono dos propulsores da Toleman, e também teve sua carreira associada à Cosworth.

Hart foi um dos responsáveis por estabelecer a Inglaterra como centro da indústria automobilística nas décadas de 1960 e 1970. Treinando como engenheiro de aviação, foi recrutado logo no início da Cosworth, em 1958. O engenheiro trabalhava no desenvolvimento dos motores da companhia e também disputava provas em categorias menores, chegando à F-2.

Em 1969, Hart deixou a Cosworth e fundou a Brian Hart Ltd, que desenvolvia os motores de competição da Ford. Seu primeiro motor independente estreou em 1976. Dois anos depois, começou a parceria com a Toleman em categorias inferiores, com vários títulos. Em 1981, Hart construiu o primeiro motor para a Fórmula 1 da Toleman, mas o melhor resultado do motor na categoria só viria três anos depois, com o segundo posto de Senna em Mônaco. Ao final da temporada de 1987, com o fim da era turbo, Hart não tinha dinheiro para fazer seus próprios motores e voltou a trabalhar com a Cosworth.

Hart voltaria a ter seus propulsores nas temporadas 1993 e 1994, equipando a Jordan, equipe com a qual também chegou a ter sucesso. Depois, sofreu com a falta de pagamento de equipes pequenas, como Arrows e Minardi, e teve a fábrica comprada por Tom Walkinshaw em 1999. Aos 63 anos, o engenheiro se aposentou e foi morar na França. 

Artigo anterior Acertar carro de 2014 logo de cara é a meta da Ferrari
Próximo artigo Webber teme por futuro de pilotos australianos na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros