Recomendado para você

NASCAR Brasil: Casagrande vence primeira corrida da decisão da Special Edition em Interlagos

NASCAR Brasil: Casagrande vence primeira corrida da decisão da Special Edition em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Casagrande vence primeira corrida da decisão da Special Edition em Interlagos
NASCAR Brasil: Dudu Barrichello crava a pole, mas abandona na terceira volta de Interlagos

NASCAR Brasil: Dudu Barrichello crava a pole, mas abandona na terceira volta de Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Dudu Barrichello crava a pole, mas abandona na terceira volta de Interlagos
Fórmula E - Mortara chama Di Grassi de "idiota" e brasileiro rebate: "Não sabe o que tá fazendo"

Fórmula E - Mortara chama Di Grassi de "idiota" e brasileiro rebate: "Não sabe o que tá fazendo"

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Fórmula E - Mortara chama Di Grassi de "idiota" e brasileiro rebate: "Não sabe o que tá fazendo"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi, final da temporada 2025

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi, final da temporada 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi, final da temporada 2025
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo
NASCAR Brasil: Casagrande comanda e vence corrida 1 da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil: Casagrande comanda e vence corrida 1 da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Casagrande comanda e vence corrida 1 da Grande Final em Interlagos
Entenda como Tsunoda sacrificou última classificação na F1 para ajudar Verstappen em Abu Dhabi

Entenda como Tsunoda sacrificou última classificação na F1 para ajudar Verstappen em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Entenda como Tsunoda sacrificou última classificação na F1 para ajudar Verstappen em Abu Dhabi
F1: McLaren acredita em 'jogo limpo' de Verstappen em Abu Dhabi

F1: McLaren acredita em 'jogo limpo' de Verstappen em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: McLaren acredita em 'jogo limpo' de Verstappen em Abu Dhabi
Últimas notícias

Brian Hart, engenheiro que trabalhou com Senna, morre aos 77

O britânico deu nome ao motor da antiga Toleman, com o qual o brasileiro foi segundo colocado no GP de Mônaco de 1984

O inglês Brian Hart, que deu nome ao motor com o qual Ayrton Senna foi segundo colocado no GP de Mônaco de 1994, morreu aos 77 anos. O engenheiro era o dono dos propulsores da Toleman, e também teve sua carreira associada à Cosworth.

Hart foi um dos responsáveis por estabelecer a Inglaterra como centro da indústria automobilística nas décadas de 1960 e 1970. Treinando como engenheiro de aviação, foi recrutado logo no início da Cosworth, em 1958. O engenheiro trabalhava no desenvolvimento dos motores da companhia e também disputava provas em categorias menores, chegando à F-2.

Em 1969, Hart deixou a Cosworth e fundou a Brian Hart Ltd, que desenvolvia os motores de competição da Ford. Seu primeiro motor independente estreou em 1976. Dois anos depois, começou a parceria com a Toleman em categorias inferiores, com vários títulos. Em 1981, Hart construiu o primeiro motor para a Fórmula 1 da Toleman, mas o melhor resultado do motor na categoria só viria três anos depois, com o segundo posto de Senna em Mônaco. Ao final da temporada de 1987, com o fim da era turbo, Hart não tinha dinheiro para fazer seus próprios motores e voltou a trabalhar com a Cosworth.

Hart voltaria a ter seus propulsores nas temporadas 1993 e 1994, equipando a Jordan, equipe com a qual também chegou a ter sucesso. Depois, sofreu com a falta de pagamento de equipes pequenas, como Arrows e Minardi, e teve a fábrica comprada por Tom Walkinshaw em 1999. Aos 63 anos, o engenheiro se aposentou e foi morar na França. 

Artigo anterior Acertar carro de 2014 logo de cara é a meta da Ferrari
Próximo artigo Webber teme por futuro de pilotos australianos na F-1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros