Recomendado para você

F1: Como novidades nos regulamentos mudam o jogo para os freios em 2026

F1: Como novidades nos regulamentos mudam o jogo para os freios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Como novidades nos regulamentos mudam o jogo para os freios em 2026
F1: Quais as chances de Piastri ser campeão mundial em Interlagos?

F1: Quais as chances de Piastri ser campeão mundial em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quais as chances de Piastri ser campeão mundial em Interlagos?
F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada

F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada
F1: Haas terá pequena atualização e pintura especial em Austin

F1: Haas terá pequena atualização e pintura especial em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Haas terá pequena atualização e pintura especial em Austin
OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?

OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?
F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull

F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: "Apenas uma questão de tempo" até Tsunoda ser substituído na Red Bull
Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez

Fórmula 4
Fórmula 4
Pódio na despedida da F4 Italiana garante vice-campeonato a Gabriel Gomez
F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026

F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026
Últimas notícias

Briatore: Má fase se deve a obsessão de Vettel por vitórias

O ex-chefe de equipe na Fórmula 1, Flavio Briatore, acredita que o maior erro de Sebastian Vettel neste ano foi se esforçar muito para vencer as corridas, em vez de se concentrar no campeonato.

Sebastian Vettel, Ferrari on the podium
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, and the rest of the field at the start of the race
Flavio Briatore
Ferrari engineers move the car of Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, in the pit lane
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, passes Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Vettel está agora 67 pontos atrás de Lewis Hamilton no campeonato de pilotos, e tem muito complicada a missão de reverter este quadro. Briatore acha que o verdadeiro erro de Sebastian foi não jogar o jogo no longo prazo.

Ele sugere que incidentes como os da Alemanha e da Itália são a prova de que o alemão está muito obcecado em vencer.

"Vettel não está ganhando o campeonato, ele está vencendo corridas e não funciona assim", disse Briatore em uma entrevista em podcast com o ex-campeão mundial Nico Rosberg.

"Se você perder três ou quatro oportunidades como essa, são 25 pontos jogados fora todas as vezes e fica muito difícil depois disso mentalmente.”

"Eu acredito que o estresse que você tem como piloto é enorme e se você está em condições de lidar com o estresse e fazer o trabalho e não abandonar, você ganha. Porque quando você abandona é o pior cenário possível - nós sabemos disso ".

Briatore diz que a mentalidade de como disputar um campeonato foi algo que ele teve que ensinar a Fernando Alonso quando ambos ganharam títulos pela Renault em 2005 e 2006. E ele aponta para Monza, quando Vettel perdeu uma disputa com Hamilton, como prova de que o alemão estava sendo muito duro.

"Você precisa explicar a ele que a corrida é de 53 voltas, e não uma volta", disse ele. "Eu lembro que tivemos a mesma experiência com Fernando”.

"Quando você quer ganhar o campeonato terminando em terceiro lugar, bingo. É importante ficar na pista. O acidente de Vettel em Monza não fez sentido, honestamente. Você sabe que o carro está melhor, você só freia e fica para trás, fim. Você tem mais 50 voltas para recuperar.”

"Se você sair, você tem zero voltas para se recuperar. Claro, com o carro que ele tem, ele pode terminar em quarto porque o carro é melhor que os outros. Mas quando você quer ganhar o campeonato você tem que ser um mestre. Ande bem e termine em segundo e terceiro também.”

"O objetivo é apenas conseguir os pontos. Você não precisa vencer todas as corridas para ganhar o campeonato. Não é sobre as vitórias da corrida, é sobre os pontos.”

"Se você tem um carro competitivo, você ultrapassa alguém. Se você vai sofrer um acidente com o cara que tem mais pontos do que você, a vantagem vai para o seu competidor."

Nico Rosberg, Flavio Briatore

Nico Rosberg, Flavio Briatore

Photo by: Nico Rosberg

Artigo anterior Hamilton quer mais disputas "cabeça a cabeça" com Vettel
Próximo artigo Haas: Renault irá se focar em tudo menos nos resultados

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros