Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Conteúdo especial

Button pode quebrar recorde de provas de Barrichello?

Com 2016 assegurado e o desejo de permanecer na categoria por mais alguns anos, poderia o campeão de 2009 ultrapassar o número de provas do brasileiro na F1?

Jenson Button, Brawn GP e Rubens Barrichello, Brawn GP
Jenson Button, McLaren MP4-28 e Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W04 batalham pela posição
Jenson Button, McLaren e Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Rubens Barrichello
Jenson Button, McLaren MP4-30
Winner Rubens Barrichello, Ferrari
Jenson Button, McLaren MP4-30
Jenson Button, McLaren
Mika Hakkinen, McLaren,Rubens Barrichello, Ferrari, e David Coulthard, McLaren
Rubens Barrichello
Jenson Button, McLaren
Jenson Button, McLaren com Steve Cooper, McLaren assessor
Rubens Barrichello

Quando Rubens Barrichello se retirou da F1 em 2011, com 326 largadas na categoria, parecia que seu recorde em cima de Riccardo Patrese seria inatingível por um longo tempo.

Na época, Rubinho tinha 38 provas de diferença para Michael Schumacher, que viria a acumular mais 20 corridas antes de efetivamente se aposentar, com a chegada de Lewis Hamilton na Mercedes.

Jenson Button, por sua vez, estava a 208 provas atrás, com 118 largadas e atrás não só de Patrese, mas também de Jarno Trulli, David Coulthard e Giancarlo Fisichella. Ele não parecia ser uma ameaça real ao atual recordista.

Aqui estamos em 2015 e Button já aparece em terceiro lugar, com 279 provas, após o GP do Japão e podendo chegar a 284.

Com 21 etapas programadas para o ano que vem, supondo que ele participe de todas, ele ficaria apenas a três provas atrás de Schumacher, quando terá seu contrato com a McLaren expirado.

Mas, com o inglês mostrando que quer continuar na F1 e com grandes promessas de mudanças à vista em 2017, dependendo do tamanho do calendário, ele estaria a uma temporada de alcançar Barrichello.

Ele empataria com Barrichello na 21° prova de 2017 e se o calendário for expandido a 22 provas, ele ultrapassaria o brasileiro na última corrida.

Recordistas de provas da F1:

Pos. Piloto Carreira Provas
1 Rubens Barrichello 1993-2011 326
2 Michael Schumacher 1991-2012 308
3 Jenson Button 2000- 279
4 Riccardo Patrese 1977-1993 256
5 Jarno Trulli 1997-2011 252
6 Fernando Alonso 2001- 248
7 David Coulthard 1994-2008 246
8 Giancarlo Fisichella 1996-2009 229
9 Kimi Raikkonen 2001- 226
10 Felipe Massa 2002- 224

Então, se Button permanecer em 2017e não perder nenhuma prova, ele potencialmente tem apenas dois anos para ser o piloto com maior número de corridas da história da F1.

Mas por quanto tempo ele reinaria? Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, tem apenas 31 provas de diferença, então é possível que o "novo" recorde de Button tenha curta duração.

Em essência, Alonso teria que ficar por mais duas temporadas além do inglês, caso ele se despeça da F1 ao final de 2017. Lembrando que em 2019 o espanhol estaria com 38 anos. Imaginando que Barrichello ficou na categoria até os 39 e Schumacher até 43, o recorde passa a ser crível.

E Hamilton e Vettel?

Olhando mais para o futuro, Kimi Raikkonen e Felipe Massa estão no crepúsculo de suas carreiras e é improvável que representem uma grande ameaça para os que ocupam o topo da tabela.

Um pouco mais abaixo da lista, vemos Lewis Hamilton (162 provas) e Sebastian Vettel (153 largadas) ambos com potencial de desfrutar ainda uma carreira longa na F1.

Assumindo a média de 20 provas por ano, o que poderia levar Hamilton a mais oito temporadas completas para superar Barrichello e mais uma ou duas para passar Button e Alonso.

Hamilton chegaria a esta marca com 38 anos, considerando os mais recentes "aposentados" da F1, isso não estaria tão fora de cogitação.

Para Vettel, por sua vez, com nove corridas atrás de Hamilton, seria necessário mais meia temporada para chegar à frente. Até o final de 2024, ele terá 37 anos, o mesmo de Button.

Uma vez que Hamilton e Vettel saiam de cena, poderemos ter também a presença de Max Verstappen para bater todos esses números...

Artigo anterior Ricciardo duvida que Red Bull saia da F1
Próximo artigo "Restrições a testes não economiza dinheiro", diz Ron Dennis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros