Recomendado para você

Agora de Porsche Cup, Matheus Comparatto mira mais uma vitória na preliminar da F1

Agora de Porsche Cup, Matheus Comparatto mira mais uma vitória na preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Agora de Porsche Cup, Matheus Comparatto mira mais uma vitória na preliminar da F1
Campeão virtual da Sprint Challenge, Caio Chaves disputa a etapa final da Porsche Cup em Interlagos

Campeão virtual da Sprint Challenge, Caio Chaves disputa a etapa final da Porsche Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Campeão virtual da Sprint Challenge, Caio Chaves disputa a etapa final da Porsche Cup em Interlagos
Porsche Cup supera marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos

Porsche Cup supera marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup supera marca de 50 provas dentro do GP de F1 em Interlagos
Alimentação, cartão cashless e mais: Veja como será o funcionamento dentro do GP do São Paulo de F1

Alimentação, cartão cashless e mais: Veja como será o funcionamento dentro do GP do São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Alimentação, cartão cashless e mais: Veja como será o funcionamento dentro do GP do São Paulo de F1
Porsche Cup: Marçal Muller quer ampliar seu recorde de vitórias na preliminar da F1

Porsche Cup: Marçal Muller quer ampliar seu recorde de vitórias na preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Marçal Muller quer ampliar seu recorde de vitórias na preliminar da F1
Porsche Cup: Cristian Mohr disputa final da Carrera Cup em fim de semana de F1 em Interlagos

Porsche Cup: Cristian Mohr disputa final da Carrera Cup em fim de semana de F1 em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Cristian Mohr disputa final da Carrera Cup em fim de semana de F1 em Interlagos
Accert Competições mostra regularidade e união em etapa técnica da Mitsubishi Cup em São João da Boa Vista

Accert Competições mostra regularidade e união em etapa técnica da Mitsubishi Cup em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições mostra regularidade e união em etapa técnica da Mitsubishi Cup em São João da Boa Vista
FIA Girls on Track realiza estágio com estudantes na etapa de São João da Boa Vista

FIA Girls on Track realiza estágio com estudantes na etapa de São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
FIA Girls on Track realiza estágio com estudantes na etapa de São João da Boa Vista
Últimas notícias

"Carros de 2017 serão bonitos", diz diretor-técnico da Ferrari

Para James Allison, os carros da temporada 2017 da F1 vão colocar por terra em definitivo a aparência esquisita que predominou no esporte nos anos anteriores

Pirelli reveal a mock up of what a 2017 F1 car and tyres may look like
Design do carro de 2017
2016/2017 rules comparison
James Allison, Ferrari Chassis Technical Director
2017 aero regulations, side view
Pirelli reveal a mock up of what a 2017 F1 car and tyres may look like
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid and Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16 battle for position
2017 Pirelli tyre detail
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid on pole at the start of the race

A Fórmula 1 enfrentou muitas críticas nas últimas temporadas pela falta de apelo visual dos carros, especialmente quando as regras forçaram os projetistas a criar os 'degraus' nos bicos em 2012 e na introdução dos 'bicos de tamanduá' em 2014.

As mudanças nas dimensões dos carros para 2017 devem apresentar desenhos mais agressivos, com os carros mais largos e as mudanças nos ângulos das asas traseiras.

Para James Allison, diretor-técnico da Ferrari, as equipes estão preocupadas apenas em criar carros velozes e a aparência é o resultado dessa busca. O engenheiro está confiante, no entanto, de que os times e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) acertaram na definição das regras para o próximo ano após ver os primeiros conceitos em que a Ferrari já trabalha para 2017.

“As equipes focam, antes de qualquer coisa, na eficiência. A aparência é apenas uma consequência desse trabalho", disse Allison durante a conferência da FIA em Turim, nesta quarta-feira (22).

“No entanto, todos nós - ou a grande maioria - quer que nossos produtos sejam bonitos e se o regulamento nos levar a fazer carros bonitos, podemos focar apenas em nossa função. Já avançamos um pouco para nos livrarmos dos bicos horríveis que vimos há dois anos e o regulamento para 2017 é um esforço consciente para deixar os carros mais velozes e bonitos", afirmou.

"As proporções das novas dimensões ficaram bastante interessantes. Para nós que temos a sorte de ver esses carros sendo criados, posso dizer que estão ficando bonitos. Não vejo a hora de presenciar a ida dos novos modelos para a pista", acrescentou.

Regras são incentivo para as equipes

Os comentários de Allison vêm na esteira do que disse o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne. Para o dirigente, o desafio de criar carros que serão cerca de cinco segundos por volta mais rápidos é tão bom para as equipes quanto para os pilotos e para os fãs.

“Acredito firmemente que deveria haver mais liberdade para experimentações. Jean Todt e os demais membros da Comissão da F1 tem tentado encontrar um equilíbrio entre controlar os custos do esporte para que ele seja mais acessível e a necessidade de inovar", disse Marchionne

“Creio que com as regras de 2017 nós encontramos um ponto de equilíbrio aceitável. Mas precisamos ter em mente que levar os carros ao limite e testá-los em condições extremas é o único caminho para garantir o máximo em inovação. O único jeito de estabelecer novos limites é rompendo barreiras que parecem inquebráveis", completou.

Reportagem adicional por Kate Walker

Artigo anterior Para Vettel, "corridas precisam continuar a ser perigosas"
Próximo artigo Nasr vê Sauber andando para trás, mas relata aprendizado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros