Recomendado para você

Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA

Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA

Geral
Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA
Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025

Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025

Geral
Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025
Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Geral
Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios
F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"

F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"
MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda

MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda
Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Geral
Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA
F1 - Hamilton comenta duelo interno entre Norris e Piastri: "Já estive nessa posição"

F1 - Hamilton comenta duelo interno entre Norris e Piastri: "Já estive nessa posição"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Hamilton comenta duelo interno entre Norris e Piastri: "Já estive nessa posição"
F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália

F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Antonelli comenta "decepção" de Wolff após GP da Itália
Últimas notícias

"Carros de 2017 serão bonitos", diz diretor-técnico da Ferrari

Para James Allison, os carros da temporada 2017 da F1 vão colocar por terra em definitivo a aparência esquisita que predominou no esporte nos anos anteriores

Pirelli reveal a mock up of what a 2017 F1 car and tyres may look like
Design do carro de 2017
2016/2017 rules comparison
James Allison, Ferrari Chassis Technical Director
2017 aero regulations, side view
Pirelli reveal a mock up of what a 2017 F1 car and tyres may look like
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid and Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16 battle for position
2017 Pirelli tyre detail
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid on pole at the start of the race

A Fórmula 1 enfrentou muitas críticas nas últimas temporadas pela falta de apelo visual dos carros, especialmente quando as regras forçaram os projetistas a criar os 'degraus' nos bicos em 2012 e na introdução dos 'bicos de tamanduá' em 2014.

As mudanças nas dimensões dos carros para 2017 devem apresentar desenhos mais agressivos, com os carros mais largos e as mudanças nos ângulos das asas traseiras.

Para James Allison, diretor-técnico da Ferrari, as equipes estão preocupadas apenas em criar carros velozes e a aparência é o resultado dessa busca. O engenheiro está confiante, no entanto, de que os times e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) acertaram na definição das regras para o próximo ano após ver os primeiros conceitos em que a Ferrari já trabalha para 2017.

“As equipes focam, antes de qualquer coisa, na eficiência. A aparência é apenas uma consequência desse trabalho", disse Allison durante a conferência da FIA em Turim, nesta quarta-feira (22).

“No entanto, todos nós - ou a grande maioria - quer que nossos produtos sejam bonitos e se o regulamento nos levar a fazer carros bonitos, podemos focar apenas em nossa função. Já avançamos um pouco para nos livrarmos dos bicos horríveis que vimos há dois anos e o regulamento para 2017 é um esforço consciente para deixar os carros mais velozes e bonitos", afirmou.

"As proporções das novas dimensões ficaram bastante interessantes. Para nós que temos a sorte de ver esses carros sendo criados, posso dizer que estão ficando bonitos. Não vejo a hora de presenciar a ida dos novos modelos para a pista", acrescentou.

Regras são incentivo para as equipes

Os comentários de Allison vêm na esteira do que disse o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne. Para o dirigente, o desafio de criar carros que serão cerca de cinco segundos por volta mais rápidos é tão bom para as equipes quanto para os pilotos e para os fãs.

“Acredito firmemente que deveria haver mais liberdade para experimentações. Jean Todt e os demais membros da Comissão da F1 tem tentado encontrar um equilíbrio entre controlar os custos do esporte para que ele seja mais acessível e a necessidade de inovar", disse Marchionne

“Creio que com as regras de 2017 nós encontramos um ponto de equilíbrio aceitável. Mas precisamos ter em mente que levar os carros ao limite e testá-los em condições extremas é o único caminho para garantir o máximo em inovação. O único jeito de estabelecer novos limites é rompendo barreiras que parecem inquebráveis", completou.

Reportagem adicional por Kate Walker

Artigo anterior Para Vettel, "corridas precisam continuar a ser perigosas"
Próximo artigo Nasr vê Sauber andando para trás, mas relata aprendizado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros