CEO da McLaren alerta que quatro equipes da F1 podem desaparecer em meio à crise
Zak Brown alertou que a categoria pode perder até quatro equipes se a crise do Covid "não for tratada do jeito certo"
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 and Sebastian Vettel, Ferrari SF90 at the start of the race
Glenn Dunbar / Motorsport Images
Com a Fórmula 1 paralisada, sem nenhuma corrida sendo realizada, todas as equipes estão enfrentando um gargalo financeiro. Elas ainda tem coisas a pagar como salários, enquanto se preparam para uma perda futura de renda, tanto do pagamento da F1 quanto dos próprios patrocinadores.
O CEO da McLaren, Zak Brown. acredita que a categoria precisa tomar algumas atitudes, como reduzir o teto orçamentário que será implementado em 2021. Ele também alertou que, caso as equipes entrem em problemas, não há compradores em potencial próximos para salvá-los. Inclusive equipes futuras, como da Aston Martin, estiveram em risco (Veja abaixo vídeo sobre o caso).
Leia também:
"Isso é potencialmente devastador para as equipes", disse Brown à BBC Sport."E se isso é devastador para um número de equipes, que não precisa ser maior que dois, isso se torna ameaçador para a F1 como um todo".
"Se eu consigo ver duas equipes desaparecendo com tudo o que está acontecendo no mundo se não atacarmos a situação de modo agressivo? Sim. Na verdade, eu consigo ver quatro equipes desaparecendo se não lidarmos com isso do modo correto".
"E aí, com o tempo que leva para criar uma equipe de F1, e com a crise econômica e sanitária que estamos enfrentando agora, não teríamos pessoas interessadas em comprar essas equipes como tem sido historicamente... acho que, desse ponto de vista, o momento não poderia ter sido pior".
"Então eu acho que a F1 está em um momento muito frágil".
Em outra entrevista à BBC, Brown indicou que o esporte pode sobreviver à perda de uma equipe, mas, mais de uma causaria dificuldade.
"Atualmente temos 10 equipes, 20 carros no grid. Há pouco tempo, depois da crise financeira, tivemos 18 carros. Acho que esse é o limite, então, na realidade, dá pra perder uma. Duas é suficiente para ligar o alerta e, com três, teremos problemas substanciais".
Brown afirmou que as equipes já concordaram com a diminuição do teto orçamentário, de 175 milhões de dólares para 150 e que uma das três equipes da frente, que seriam as mais afetadas pela diminuição, estaria disposta a reduzir ainda mais.
"Todos concordam com 150, e a grande maioria, incluindo uma das equipes da frente, está disposta a reduzir substancialmente".
GALERIA: Veja os carros da McLaren na Fórmula 1
1966: McLaren-Ford M2B
Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B
Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D
Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23
Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26
Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28
Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30
Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5
Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A
Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31
Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 abandona projeto de reduzir tamanho dos pneus em 2026
F1: Mercedes planeja "experimentos" no carro em Melbourne
Por que Aston Martin pode ‘vencer’ Mercedes na briga para ter Verstappen
Lando Norris reclama de carros atuais da F1 e cobra mudanças
F-E: "Uma das mais especiais", diz Bird após 'revanche' contra Evans e Jaguar no eP de SP
Red Bull ultrapassa Williams e agora mira na Mercedes no ranking de vitórias na F1
Últimas notícias
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Ralf Schumacher pede mais espaço para jovens pilotos: "A F1 não pode ficar cada vez mais velha"
F1: De saída, Sainz não descarta possível retorno à Ferrari no futuro
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments