Com Bottas, Mercedes domina TL1 marcado por erros na Espanha
Vários pilotos escaparam da pista durante primeira sessão do fim de semana; Kubica faz participação e termina à frente de Stroll
A Mercedes dominou a tabela de tempos do primeiro treino livre para o GP da Espanha, com Valtteri Bottas encerrando a sessão com grande vantagem para Lewis Hamilton e quase 1s à frente da equipe mais próxima.
A sessão representou a primeira vez em que os times levaram à pista suas novidades para a fase europeia do campeonato. Bottas anotou 1min18s148 com pneus macios e comandou com folga a dobradinha da Mercedes, 0s8 mais veloz que Hamilton.
Estreando novos adereços ao seu halo, a Ferrari veio a seguir, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen. A equipe de Maranello fez uso dos pneus supermacios e diminuiu a diferença para a Mercedes, sendo que, durante a maior parte da atividade, houve uma disputa parelha nos tempos contra Red Bull, McLaren e a Haas de Romain Grosjean.
O primeiro treino em Barcelona também contou a com a participação de Robert Kubica, piloto reserva da Williams que esteve em sua primeira atividade oficial de GP na F1 desde o encerramento da temporada de 2010, em Abu Dhabi.
O polonês completou 24 voltas e terminou na penúltima posição, somente à frente de Lance Stroll, que ficou quase 1s3 atrás. O treino acende o sinal de alerta para a Williams, que fechou na rabeira da tabela de tempos mesmo utilizando os compostos mais velozes do fim de semana durante praticamente o tempo inteiro.
Além disso, a primeira sessão na Espanha também foi marcada por diversos incidentes. A combinação entre o vento e o asfalto pouco aderente resultou em escapadas por praticamente toda a atividade, com Daniel Ricciardo (que bateu) e Stroll (parou na brita) sofrendo as consequências maiores.
Outros pilotos também enfrentaram contratempos, mesmo que menores, como Bottas, Vettel, Raikkonen, Grosjean (por duas vezes), Kubica, Sergio Pérez e Brendon Hartley.
Resultado do primeiro treino em Barcelona:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'18.148 | 214.439 | ||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 22 | 1'18.997 | 0.849 | 0.849 | 212.134 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 24 | 1'19.098 | 0.950 | 0.101 | 211.863 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 26 | 1'19.187 | 1.039 | 0.089 | 211.625 |
5 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 19 | 1'19.499 | 1.351 | 0.312 | 210.795 |
6 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 26 | 1'19.858 | 1.710 | 0.359 | 209.847 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 11 | 1'19.871 | 1.723 | 0.013 | 209.813 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 24 | 1'19.906 | 1.758 | 0.035 | 209.721 |
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 28 | 1'20.083 | 1.935 | 0.177 | 209.257 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 29 | 1'20.508 | 2.360 | 0.425 | 208.153 |
11 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 28 | 1'20.637 | 2.489 | 0.129 | 207.820 |
12 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 23 | 1'20.665 | 2.517 | 0.028 | 207.748 |
13 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 36 | 1'20.924 | 2.776 | 0.259 | 207.083 |
14 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 18 | 1'20.984 | 2.836 | 0.060 | 206.929 |
15 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 28 | 1'21.053 | 2.905 | 0.069 | 206.753 |
16 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 27 | 1'21.144 | 2.996 | 0.091 | 206.521 |
17 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 26 | 1'21.159 | 3.011 | 0.015 | 206.483 |
18 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 28 | 1'21.373 | 3.225 | 0.214 | 205.940 |
19 | 40 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 24 | 1'21.510 | 3.362 | 0.137 | 205.594 |
20 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 15 | 1'22.756 | 4.608 | 1.246 | 202.498 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.