Com chuva, Rosberg conquista quarta pole seguida
Dupla da Mercedes dividirá a primeira fila no GP da Bélgica, com Vettel em terceiro; Massa larga em nono
É a quarta pole consecutiva de Rosberg, enquanto seu rival na luta pelo campeonato, Hamilton, não larga da ponta desde o GP da Espanha, em maio.
Q1
Após o dilúvio que caiu cerca de meia hora antes da classificação, os pilotos se dividiram entre os que foram à pista com pneus para pista molhada e os que preferiram intermediários. Mesmo com o pneu mais aderente, pilotos como Massa e Hamilton tiveram escapadas.
Mesmo com as dificuldades, os pilotos conseguiram evitar o muro. Sem conseguir dar uma volta rápida na sua primeira saída, Kimi Raikkonen só se garantiu no Q2 nos últimos 5 minutos, assim como Kvyat.
Felipe Massa foi o piloto que mais se aproximou dos Mercedes, mas ainda assim foi mais de um segundo mais lento. Outro destaque foi Jules Bianchi, que conseguiu usar a pista molhada para colocar a Marussia no Q2.
Por outro lado, acabou sobrando para Hulkenberg, eliminado junto de Maldonado, que rodou na penúltima tentativa, Chilton, Gutierrez, Lotterer e Ericsson.
Q2
Voltou a chover na segunda parte do treino e as escapadas na pista se multiplicaram: Hamilton, Alonso, Rosberg, todos fizeram excursões nas áreas de escape. Mesmo assim, Lewis conseguiu colocar mais de quatro décimos em seu próprio companheiro de equipe. Após as primeiras tentativas, Alonso era o terceiro e Bottas, o quarto. Raikkonen e Massa vinham logo atrás.
As Red Bull e as McLaren também se garantiam com três minutos para o final da classificação. O russo Daniil Kvyat chegou a se colocar no top 10, mas foi superado por Button e Vettel após a bandeirada.
O piloto da Toro Rosso foi eliminado do treino, em 11º, seguido por Vergne, Perez, Sutil e Grosjean.
Q3
O sol apareceu na reta dos boxes no início na parte final da classificação. Ainda com pista molhada, as Mercedes mostraram todo o seu poderio, colocando impressionantes 2s5 de vantagem para o “melhor do resto”. Na briga interna, vantagem para Rosberg em cima de Hamilton.
As Williams não começaram bem o Q3: Bottas fez o sexto tempo e Massa, apenas o décimo. Atrás de Vettel, se colocaram as duas Ferrari, com Alonso à frente de Raikkonen.
Nas segundas tentativas, Hamilton melhorou sua marca, mas não conseguiu superar Rosberg. Vettel se manteve em terceiro e Alonso, em quarto, mesmo tendo cometido um erro no primeiro setor. Ricciardo conseguiu melhorar e larga em quinto, à frente de Bottas, Magnussen, Raikkonen, Massa e Button.
A largada para o GP da Bélgica será às 9h pelo horário de Brasília. Acompanhe a corrida por meio de nosso twitter (@totalracebr).
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 2min05s591
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.