Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
Últimas notícias

Com Ferrari em crise, Stefano Domenicali pede demissão

Italiano, que assumiu o cargo em 2008, diz querer "chacoalhar as coisas" com a mudança na chefia

O pior início de ano da Ferrari desde 2009 fez sua primeira vítima: o chefe Stefano Domenicali se demitiu e foi substituído por Marco Mattiacci, que ocupava o cargo de comando na divisão de venda de carros de rua.

“É hora de uma mudança significativa”, disse Domenicali, que assumiu o posto deixado por Jean Todt em 2008, mas já estava na Ferrari desde 1991, logo depois de ter se formado em administração na Universidade de Bolonha. “Como chefe, eu assumo a responsabilidade, como sempre fiz, por nossa atual situação.”

Ferrari resolve continuar arriscando: confira análise de Luis Fernando Ramos sobre as mudanças no time


A Ferrari atualmente é a quinta colocada no mundial de construtores, com menos de um terço dos pontos da líder Mercedes.

“A decisão foi tomada com o objetivo de fazer algo para chacoalhar as coisas e para o bem deste grupo de pessoas do qual me sinto muito próximo. Com todo meu coração, eu agradeço os homens e mulheres da equipe, os pilotos e os parceiros do ótimo relacionamento que tivemos ao longo dos anos.”

O italiano também agradeceu ao presidente Luca di Montezemolo, “por sempre ter me apoiado e a todos os fãs. Só me arrependo de não termos conseguido colher tudo o que trabalhamos duro para mostrar nos últimos anos.”

O presidente da Ferrari frisou o crescimento de Domenicali ao longo de sua carreira na empresa. “Agradeço Stefano Domenicali não apenas pela constante contribuição e empenho, mas pela grande noção de responsabilidade que soube demonstrar, colocando o interesse da Ferrari acima do seu. Vi Domenicali crescer profissionalmente nestes 23 anos de trabalho juntos e por isso lhe desejo muito sucesso no futuro.”

Domenicali é a última de uma sequência de mudanças na Ferrari nos últimos anos. Desde que o time venceu o mundial de construtores de 2008 e ficou a um ponto do título de pilotos com Felipe Massa, vários profissionais em posições de comando foram saindo.

A primeira grande vítima foi o engenheiro Chris Dyer, figura importante nos anos de títulos de Michael Schumacher, que foi apontado como o culpado pelo erro estratégico que tirou o título de Fernando Alonso em 2010.

Depois de um início fraco no ano seguinte, o diretor técnico Aldo Costa foi demitido. O engenheiro hoje é responsável pelo carro da Mercedes.

Alonso chegaria perto do título novamente em 2012, mas ficou com o vice. Problemas no desenvolvimento do carro fizeram com o que o time reestruturasse o túnel de vento e outras instalações técnicas. O engenheiro James Allison foi contratado e Pat Fry acabou sendo deixado em um cargo menos representativo.

A expectativa era de que a Ferrari se aproveitasse da grande mudança no regulamento deste ano para crescer, mas a unidade de potência dos italianos tem se mostrado menos potente do que os Mercedes. 
Artigo anterior Pérez revela que pensou em deixar F-1 após ser demitido pela McLaren
Próximo artigo “Motores mais silenciosos são melhores para as famílias”, afirma Mosley

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros