Com Hamilton, Mercedes domina TL1 na Espanha; Massa é 14º
Em estreia de novidades, equipe alemã apresenta vantagem confortável para rivais italianos; Alonso vive novo pesadelo
A Mercedes largou na frente no fim de semana do GP da Espanha e comandou o primeiro treino livre no circuito de Barcelona. Em sessão marcada pela estreia de diversas novidades técnicas por parte de todas as equipes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas fizeram dobradinha para os atuais campeões mundiais, com uma vantagem significativa para a Ferrari.
Hamilton, recuperando-se de uma atuação apagada no GP da Rússia, foi o melhor na tabela de tempos, com 1min21s521. O inglês ficou apenas 0s029 à frente de Bottas, vencedor em Sochi, na tomada realizada com os pneus médios da Pirelli.
Já a Ferrari teve participação mais discreta. Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel vieram a seguir na folha de tempos, com praticamente 1s de atraso para as Mercedes. Além disso, o time enfrentou um momento preocupante: Vettel chegou a parar seu carro na pista com problemas mecânicos, embora a equipe tenha trabalhado rápido para recolocá-lo na ativa.
A seguir vieram as Red Bull de Max Verstappen, o quinto, e Daniel Ricciardo, o sexto. Apesar de estrear um imenso pacote de atualizações em seu carro, o time austríaco permaneceu distante dos líderes.
No entanto, um dos momentos que mais chamaram a atenção no primeiro treino em Barcelona aconteceu logo em seus instantes iniciais. Com apenas 12 minutos de atividades, Fernando Alonso encostou na área de escape da Curva 3 com problemas mecânicos em seu carro, que soltava fumaça e apresentava um abundante vazamento. O bicampeão, que sequer conseguiu largar na última etapa, completou apenas uma volta na abertura das atividades em Barcelona.
Felipe Massa, da Williams, foi discreto na sessão. O brasileiro completou 34 voltas e terminou com o 14º melhor tempo, 3s atrás de Hamilton e 1s3 à frente de Lance Stroll, seu companheiro de equipe, o penúltimo entre os que registraram voltas cronometradas.
Primeiro treino livre para o GP da Espanha:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 28 | 1'21.521 | 205.566 | ||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 30 | 1'21.550 | 0.029 | 0.029 | 205.493 |
3 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 24 | 1'22.456 | 0.935 | 0.906 | 203.235 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'22.600 | 1.079 | 0.144 | 202.881 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 22 | 1'22.706 | 1.185 | 0.106 | 202.621 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 17 | 1'23.084 | 1.563 | 0.378 | 201.699 |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 22 | 1'23.670 | 2.149 | 0.586 | 200.286 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 23 | 1'23.758 | 2.237 | 0.088 | 200.076 |
9 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 24 | 1'23.993 | 2.472 | 0.235 | 199.516 |
10 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Renault | 21 | 1'24.004 | 2.483 | 0.011 | 199.490 |
11 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 23 | 1'24.188 | 2.667 | 0.184 | 199.054 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 22 | 1'24.324 | 2.803 | 0.136 | 198.733 |
13 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 24 | 1'24.400 | 2.879 | 0.076 | 198.554 |
14 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 34 | 1'24.618 | 3.097 | 0.218 | 198.042 |
15 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Renault | 18 | 1'24.642 | 3.121 | 0.024 | 197.986 |
16 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 23 | 1'24.966 | 3.445 | 0.324 | 197.231 |
17 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 24 | 1'25.182 | 3.661 | 0.216 | 196.731 |
18 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 34 | 1'25.919 | 4.398 | 0.737 | 195.044 |
19 | 46 | Sergey Sirotkin | Renault | Renault | 10 | 1'26.293 | 4.772 | 0.374 | 194.198 |
20 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 1 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.