Com regras restritivas, suporte vira prioridade de fornecedores de motores
Quem garante, em entrevista exclusiva, é Remi Taffin, responsável pelos propulsores da Renault na Fórmula 1
Vida de fornecedora de motores na F-1 hoje em dia não é fácil, atesta Remi Taffin, chefe de operações da Renault Sport. Com poucas partes liberadas para serem desenvolvidas nos propulsores em si, o francês relevou com exclusividade ao TotalRace que o segredo está na preparação para cada GP.
“Da maneira como as regras estão agora, tem mais a ver com a maneira como você fornece seus motores, o suporte que dá à equipe. O desenho em si está congelado, você só consegue mudar uma peça ou outra, ou descobrir algo nos lubrificantes. O maior ganho é como você se prepara para cada corrida. Parte disso são os tais mapeamentos e esse tipo de coisa.”
Mapeamento, aliás, que gerou polêmica durante o final de semana do GP da Alemanha, quando uma das clientes da Renault, a Red Bull, utilizou uma configuração que não passou pelo crivo da FIA e acabou proibida na corrida seguinte.
“Estamos satisfeitos porque os comissários nos ajudaram a ir na direção certa e esperamos que consigamos resolver isso. De qualquer maneira, não é algo tão importante, então é um trabalho muito simples para nós.”
Com a experiência de quem trabalhou com Fernando Alonso quando o piloto foi bicampeão do mundo, na Renault, Taffin reconhece o bom trabalho do espanhol até aqui, mas aposta que a maré vai virar até o final da temporada.
“É justo dizer que ele também fez uma ótima primeira parte da temporada. Mas, no final das contas, é bom estar lutando contra ele, porque acho que vamos ganhar e ficaria feliz de ganhar dele.”
Sobre os novos motores V6 turbo, que estreiam em 2014, Taffin assegurou que os franceses estão com o projeto adiantado.
“Estamos trabalhando nisso há 18 meses e já temos nossa primeira versão do V6 sendo testada no dinamômetro. Estamos completando esse primeiro teste e está tudo caminhando na direção certa.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.