Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Com regras restritivas, suporte vira prioridade de fornecedores de motores

Quem garante, em entrevista exclusiva, é Remi Taffin, responsável pelos propulsores da Renault na Fórmula 1

Vida de fornecedora de motores na F-1 hoje em dia não é fácil, atesta Remi Taffin, chefe de operações da Renault Sport. Com poucas partes liberadas para serem desenvolvidas nos propulsores em si, o francês relevou com exclusividade ao TotalRace que o segredo está na preparação para cada GP.

“Da maneira como as regras estão agora, tem mais a ver com a maneira como você fornece seus motores, o suporte que dá à equipe. O desenho em si está congelado, você só consegue mudar uma peça ou outra, ou descobrir algo nos lubrificantes. O maior ganho é como você se prepara para cada corrida. Parte disso são os tais mapeamentos e esse tipo de coisa.”

Mapeamento, aliás, que gerou polêmica durante o final de semana do GP da Alemanha, quando uma das clientes da Renault, a Red Bull, utilizou uma configuração que não passou pelo crivo da FIA e acabou proibida na corrida seguinte.

“Estamos satisfeitos porque os comissários nos ajudaram a ir na direção certa e esperamos que consigamos resolver isso. De qualquer maneira, não é algo tão importante, então é um trabalho muito simples para nós.”

Com a experiência de quem trabalhou com Fernando Alonso quando o piloto foi bicampeão do mundo, na Renault, Taffin reconhece o bom trabalho do espanhol até aqui, mas aposta que a maré vai virar até o final da temporada.

“É justo dizer que ele também fez uma ótima primeira parte da temporada. Mas, no final das contas, é bom estar lutando contra ele, porque acho que vamos ganhar e ficaria feliz de ganhar dele.”

Sobre os novos motores V6 turbo, que estreiam em 2014, Taffin assegurou que os franceses estão com o projeto adiantado.

 “Estamos trabalhando nisso há 18 meses e já temos nossa primeira versão do V6 sendo testada no dinamômetro. Estamos completando esse primeiro teste e está tudo caminhando na direção certa.” 

Artigo anterior "Williams estaria melhor comigo", acredita Barrichello
Próximo artigo Kimi: "Estou aqui há tempo suficiente para entender todas as besteiras"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros