Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1
Últimas notícias

Comissão que analisou caso Bianchi pede mudanças na F-1

Apesar de atribuir culpa principal ao piloto, relatório aponta fatores que podem melhorar em relação à segurança

Apesar de chegar à conclusão de que a causa inicial do acidente de Jules Bianchi no GP do Japão tenha sido o fato do piloto não ter desacelerado o suficiente em um trecho com bandeiras amarelas duplas e debaixo de chuva, a comissão que avaliou a batida propôs algumas alterações para aumentar a segurança em casos como este.

[publicidade] Quase dois meses depois do acidente, ocorrido em 5 de outubro, Bianchi segue internado, na França, apresentando um quadro de “lesão cerebral difusa” e ainda não se sabe se conseguirá se recuperar totalmente.

A primeira conclusão do relatório é de que, devido à natureza do acidente – a Marussia se chocou com um trator que fazia a remoção de outro carro, na área de escape – a utilização de cockpits fechados ou ‘saias’ nos veículos de resgate não mudaria o resultado. “Nenhuma dessas abordagens seria prática devido às grandes forças implicadas no acidente de um carro de 700kg acertando um trator de 6500kg a 126km/h.”

A comissão, formada por ex-pilotos, como Emerson Fittipaldi, e ex-chefes de equipes, como Ross Brawn e Stefano Domenicali, indicou ainda que os procedimentos de segurança foram respeitados. Assim, chegaram à conclusão de que o Safety Car não deveria ter sido acionado após o acidente de Sutil. “A interpretação seguiu 384 acidentes precedentes nos últimos 8 anos.” A fornecedora de pneus Pirelli também foi inocentada: “as características do pneu de chuva não influenciaram o acidente.”

Por fim, o segundo item das recomendações se refere a um conflito entre um sistema de segurança do carro e o freio eletrônico do carro de Bianchi, que pode ter afetado o controle do carro por parte do piloto francês.

Confira as recomendações da comissão que analisou o acidente de Bianchi:

1. Nova regulamentação para bandeiras amarelas duplas: imposição de um limite de velocidade na área de bandeira amarela dupla.

2. Software de segurança: revisão do software e suas medidas para chegar sua integridade.

3. Drenagem da pista: revisão das orientações de drenagem, incluindo pistas auxiliares.

4. Regra de duração máxima: a regra atual fala em 4h de duração máxima da prova; nova recomendação é que largada não seja dada com 4h antes do pôr do sol, exceto em provas noturnas, e que calendário seja organizado de forma a evitar épocas de chuva.

5. Super Licença: recomendação que pilotos que tenham a super licença pela primeira vez façam curso para se familiarizar com medidas de segurança.

6. Revisão do risco: rever todos os buracos em termos de segurança, como combinações de circunstâncias ainda não previstas.

7. Pneus: recomenda-se que seja possível ao fabricante prover e desenvolver pneus de chuva adequados entre as temporadas.
Artigo anterior Comissão da FIA conclui: Bianchi 'não reduziu o suficiente' antes de acidente
Próximo artigo Fórmula 1 ganha mais uma punição para a próxima temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros