Recomendado para você

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024
Análise

Como a Ferrari de 2008 inspirou o projeto de 2017

A Ferrari SF70H, que ganhou o GP da Austrália, apresenta uma solução aerodinâmica que remete a seu último campeão mundial de construtores na Fórmula 1, em 2008

Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari, F2008 leads Felipe Massa, Scuderia Ferrari, F2008

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O desenvolvimento da F1 é cíclico, com soluções usadas no passado muitas vezes retornando anos mais tarde em um disfarce ligeiramente diferente para se adequar às novas regulamentações.

Neste ano, a Ferrari voltou a um desenho que usou pela última vez em 2008, embora com um pouco de ajuda de seus rivais, mas a Scuderia fez bons refinamentos...

Ferrari SF70H, s duct inlet nose
Ferrari SF70H, duto 'S'

Foto: Giorgio Piola

O design da Ferrari parece muito semelhante à solução gerida pela Mercedes e pela Toro Rosso no ano passado (abaixo), com as entradas colocadas mais para frente e tubagens internas concedendo uma passagem para o fluxo de ar.

Mercedes W07 nose
Mercedes W07 bico

Foto: Giorgio Piola

Mas, em uma inspeção mais próxima, a equipe fez uma mudança para a tubulação interna, cruzando uma sobre a outra (setas vermelhas), o que deve dar ao fluxo de ar muito mais liberdade em como ele é canalizado para a saída.

Ferrari SF70H, S-duct
Ferrari SF70H, duto 'S'

Foto: Giorgio Piola

A premissa deste novo estilo de duto 'S' pode realmente encontrar suas raízes em uma solução usada pela Ferrari em 2008 (abaixo), com ar aspirado sob o bico e ejetado para fora sobre a superfície do chassi para limitar o desprendimento de fluxo de ar.

Ferrari F2008, nose back comparison
Ferrari F2008, comparação do bico

Foto: Giorgio Piola

Esta tendência para um posicionamento mais avançado das entradas é uma interpretação inteligente dos regulamentos de seção simples, já que não deve haver furos através da estrutura.

Isso permite aos designers colocar a entrada numa localização mais desejável, de modo a poder ter um efeito positivo no fluxo de ar nessa região, em vez de ser limitado por um ponto situado entre 150 mm para a frente ou para a linha central da roda dianteira, como as soluções utilizadas nos últimos anos.

Ferrari F2008 (659) 2008 nose with S-duct detail
Ferrari F2008 (659) 2008 detalhe

Foto: Giorgio Piola

Artigo anterior Stroll acredita que seus críticos sejam motivados por ciúme
Próximo artigo Verstappen espera que F1 traga de novo motores V10

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros