Como campeonatos acirrados a partir de 2010 ficariam com nova pontuação proposta da F1?
Categoria estuda mudar o formato para 2025 em que os 12 primeiros passarão a receber pontos. Saiba como ficaria atual campeonato, além de os de 2010, 2012, 2016 e 2021
A Fórmula 1 está estudando a ideia de mudar o formato de pontuação da categoria para 2025. A ideia da transformação é fazer com que os 12 primeiros recebam pontos. Atualmente, isso acontece somente até o décimo colocado. Para levar a o conceito a frente, F1 e FIA precisam de cinco votos das equipes e, ao que tudo indica, nem os times de ponta estão contra a proposta.
Se o novo formato de pontuação já estivesse valendo em 2024 a situação dos campeonatos seria um pouco diferente. O Motorsport.com fez o cenário hipotético onde 12 pilotos pontuam - como deve ser em 2025 - nas cinco primeiras corridas desta temporada. Confira:
Como ficaria o Mundial de Pilotos da F1 2024 com a nova pontuação:
SISTEMA ATUAL | NOVO SISTEMA | ||||
1 | Max Verstappen | 110 | 1 | Max Verstappen | 110 |
2 | Sergio Pérez | 85 | 2 | Sergio Pérez | 85 |
3 | Charles Leclerc | 76 | 3 | Charles Leclerc | 76 |
4 | Carlos Sainz | 69 | 4 | Carlos Sainz | 69 |
5 | Lando Norris | 58 | 5 | Lando Norris | 59 |
6 | Oscar Piastri | 38 | 6 | Oscar Piastri | 41 |
7 | George Russell | 33 | 7 | Fernando Alonso | 34 |
8 | Fernando Alonso | 31 | 8 | George Russell | 33 |
9 | Lewis Hamilton | 19 | 9 | Lewis Hamilton | 25 |
10 | Lance Stroll | 9 | 10 | Lance Stroll | 12 |
11 | Yuki Tsunoda | 7 | 11 | Nico Hulkenberg | 12 |
12 | Oliver Bearman | 6 | 12 | Yuki Tsunoda | 9 |
13 | Nico Hulkenberg | 4 | 13 | Oliver Bearman | 6 |
14 | Kevin Magnussen | 1 | 14 | Kevin Magnussen | 5 |
15 | Alexander Albon | 0 | 15 | Alexander Albon | 5 |
16 | Esteban Ocon | 0 | 16 | Esteban Ocon | 2 |
17 | Zhou Guanyu | 0 | 17 | Zhou Guanyu | 2 |
18 | Daniel Ricciardo | 0 | 18 | Daniel Ricciardo | 1 |
19 | Pierre Gasly | 0 | 19 | Pierre Gasly | 0 |
20 | Valtteri Bottas | 0 | 20 | Valtteri Bottas | 0 |
21 | Logan Sargeant | 0 | 21 | Logan Sargeant | 0 |
Como ficaria o Mundial de Construtores da F1 2024 com a nova pontuação:
SISTEMA ATUAL | NOVO SISTEMA | ||||
1 | Red Bull | 195 | 1 | Red Bull | 195 |
2 | Ferrari | 151 | 2 | Ferrari | 151 |
3 | McLaren | 96 | 3 | McLaren | 100 |
4 | Mercedes | 52 | 4 | Mercedes | 58 |
5 | Aston Martin | 40 | 5 | Aston Martin | 46 |
6 | RB | 7 | 6 | Haas | 17 |
7 | Haas | 5 | 7 |
RB |
10 |
8 | Williams | 0 | 8 | Williams | 5 |
9 | Alpine | 0 | 9 | Alpine | 2 |
10 | Sauber | 0 | 10 | Sauber | 2 |
O novo sistema de pontuação alteraria brigas recentes pelo título?
Apesar do novo sistema trazer mudanças importantes na distribuição de pontos, com as posições inferiores da zona valendo mais do que no passado, nenhuma das disputas acirradas por títulos desde a introdução do modelo atual, em 2010, acarretaria em mudanças nos resultados finais.
Em 2010, Sebastian Vettel foi campeão em cima de Fernando Alonso com quatro pontos separando os pilotos da Red Bull e da Ferrari, com 256 para o alemão e 252 para o bicampeão. Neste novo sistema, enquanto Vettel manteria sua pontuação final, Alonso terminaria com dois pontos a mais, graças a dois oitavos lugares nos GPs da Turquia e da Espanha, mas insuficientes para reverter a frustração pelo tricampeonato que escapou.
O mesmo acontece em 2012. Repetindo a disputa dos então bicampeões, Vettel ainda seria campeão com três pontos de vantagem em cima de Alonso, com ambos ganhando dois pontos a mais em relação ao total original (de 281 x 278 para 283 x 280). O alemão ganha esse extra pela 11ª posição no GP da Malásia, enquanto o 'bônus' de Alonso vem com a nona colocação na China.
Na disputa incendiária entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na temporada de 2016, o alemão segue com o título, já que ambos manteriam suas pontuações originais, sem alterações.
Para fechar, a polêmica briga de 2021 entre Hamilton e Max Verstappen favoreceria ainda mais o holandês. Enquanto o heptacampeão mantém sua pontuação final de 387,5 o piloto da Red Bull subiria de 395,5 para 397,5 graças ao nono lugar no GP da Hungria, onde foi vítima do 'strike' de Valtteri Bottas na largada, tendo que concluir a prova com danos em seu carro.
SARGEANT com DIAS CONTADOS! WILLIAMS já tem NOME para SUBSTITUIR!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Max humilha, Ricciardo explode contra Stroll, Aston 'limita' Alonso e Norris é 2º na China
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.