Comunidade de Miami prepara protestos contra GP de F1 durante o Super Bowl
Super Bowl será realizado no mesmo estádio em que a Liberty possui acordo para a realização do GP, mas a comunidade de Miami Gardens tem se mostrado contra o projeto desde o início
A novela do Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 se arrasta há muito tempo. Desde que a Liberty Media assumiu o comando da categoria, a empresa deseja realizar uma etapa do mundial na cidade, mas esbarra em uma forte resistência da população local.
Uma das possibilidades apresentadas no ano passado era a de fazer o GP nas imediações do Hard Rock Stadium, que pertence ao Miami Dolphins, time que compete na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). Mas, desde o anúncio do projeto, a União das Famílias da Região de Miami Gardens tem se mostrado contra o evento. Entre as razões apresentadas estão o impacto ambiental, o barulho e os problemas de trânsito que seriam criados com o fechamento das ruas.
Com a votação que pode aprovar a realização do GP marcada para o próximo dia 04 de fevereiro, a história deve ganhar mais um capítulo antes mesmo da votação, no próximo final de semana.
No domingo, dia 02, o Hard Rock Stadium vai receber o Super Bowl, disputa final da NFL para definir o campeão da temporada. O evento é um dos mais importantes do calendário americano, rendendo a maior audiência do ano para a televisão. E os moradores de Miami Gardens resolveram usar o espaço para tornar seus protestos conhecidos pelo país.
De acordo com informações da União, os moradores realizarão um protesto no Hard Rock Stadium das 14h às 18h, horário local. Segundo Betty T. Ferguson, moradora de Miami Gardens e ex-comissária do condado, o problema não é tanto ter um GP na cidade, mas o fato do contrato ser assinado por vários anos.
"Nós acolhemos sim grandes eventos, mas precisamos deixar claro a diferença entre o Super Bowl, que acontece aqui pela primeira vez em uma década, com a Fórmula 1, que seria realizada aqui todos os anos. O impacto negativo para Miami Gardens seria como ter um Super Bowl a cada ano por quatro dias consecutivos, com muito barulho de quatro a oito horas por dia", comentou.
O impasse entre os moradores, o condado de Miami Gardens e a Fórmula 1 chegará ao fim na próxima terça-feira, dia 04, quando será realizada a votação para determinar se Miami terá ou não uma corrida de F1.
GALERIA: Relembre as maiores corridas de recuperação da história da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.