Confira arsenal aerodinâmico da Mercedes para o Canadá

A Mercedes chegou ao Canadá com uma série de novos elementos aerodinâmicos concebidos para extrair o máximo do W07 em torno da pista de Montreal

Mercedes AMG F1 practices a pit stop

Foto de: XPB Images

Sob ataque da Red Bull nas últimas corridas, os campeões do mundo têm como alvo em Montreal ficar à frente na corrida de desenvolvimento.

As demandas de baixa pressão aerodinâmica da pista canadense fizeram o time produzir um pacote aerodinâmico que se estende da frente até a traseira.

Asa dianteira

Mercedes AMG F1 W07 front wing detail
Mercedes AMG F1 W07 detalhes da asa

Foto: Giorgio Piola

Como você pode ver nesta imagem, a aba superior da asa dianteira tem agora seis aletas, com retalho na última borda. Isso acontece para que a pressão do ar seja interrompida e o fluxo de ar seja alterado antes do pneu dianteiro.

Vórtices serão gerados por estas aletas, alterando a forma como o ar se move em torno do resto do carro.

Palhetas giratórias

Mercedes AMG F1 W07 Hybrid rear wing detail
Mercedes AMG F1 W07 Hybrid detalhe

Foto: Giorgio Piola

Localizados embaixo do chassi, estes apêndices foram ponto de foco em Barcelona, com aletas extras adicionadas que continham elementos verticais também.

Para o Canadá elas foram totalmente revistos, com ranhuras longitudinais usadas ​​na base, em vez de espaços mais curtos.

Isso vai mudar os vórtices que saem das palhetas girando e como eles interagem com o vórtice do plano principal.

Condicionadores do fluxo de ar do sidepod 

Mercedes AMG F1 W07 Hybrid detail
Mercedes AMG F1 W07 Hybrid detalhe sidepod

Foto: Giorgio Piola

A complexidade do W07 é bastante surpreendente, e uma área do carro que difere significativamente dos outros do grid é a dos condicionadores de fluxo de ar verticais que emolduram o sidepod.

Ao contrário de outros no grid, a Mercedes optou por pendurar eles distantes do sidepod e do assoalho, com a seção mais baixa interagindo com outro elemento montado no assoalho para criar uma estrutura aerodinâmica muito específica.

Para o Canadá, a peça interna foi aumentada em tamanho, provavelmente em resposta às mudanças na parte da frente, que parecem ajudar a moldar o fluxo de ar que se move em torno do sidepod.

Asa traseira

Mercedes AMG F1 W07 Hybrid detail
Mercedes AMG F1 W07 Hybrid detalhe asa traseira

Foto: Giorgio Piola

Na parte traseira do carro, uma nova asa traseira será testada - tendo a base em um estilo já apresentado no W06 em Spa (ver abaixo) e Monza na última temporada.

Mercedes W06 rear wing, Belgium GP
Mercedes W06 asa traseira, GP da Bélgica

Foto: Giorgio Piola

A curvatura da asa olha pretende maximizar o downforce enquanto reduz o arrasto. Um comprimento muito mais curto é usado na seção exterior da asa, mudando o modo como as formas de vórtice entram em contato com a asa.

A parte central da asa mergulha para baixo da altura no plano principal, ficando na seção central a 200 milímetros do Monkey Seat.

O design utilizado pela Mercedes era impedido pelo artigo 3.10.8 do regulamento técnico em 2015, uma vez que só permitia o plano principal se curvar em uma seção central de 150 milímetros.

Este artigo foi alterado para 2016, permitindo a concepção ser plenamente explorada, com uma curvatura menor do que a necessária.

Monkey Seat

Mercedes AMG F1 W07 rear detail
Mercedes AMG F1 W07 detalhe traseira

Foto: Giorgio Piola

O Monkey Seat também foi extensivamente revisado, com um projeto empregado em favor de sua configuração usual (retratada aqui em um arranjo de asa traseira diferente).

Esta mudança é, sem dúvida, destinada a exercer efeito no fluxo de escapamento, que irá trabalhar em conjunto com a asa traseira ‘curvada’.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para Rosberg, fiasco em Mônaco foi só um "vacilo"
Próximo artigo Hamilton lidera primeira sessão em Montreal; Massa bate

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil