Últimas notícias

Confira as novidades do regulamento da Fórmula 1 para 2015

Pontuação dobrada sobreviveu por apenas uma temporada, mas categoria ganha novo tipo de punição neste ano

A preocupação com a segurança e novidades nas punições marcam as alterações no regulamento da Fórmula 1 para 2015. Confira as principais mudanças:

[publicidade] Pontuação dupla: depois de estrear na temporada passada e sofrer muitas críticas, a pontuação dobrada para a última etapa do campeonato foi revogada. Em 2015, o vencedor receberá 25 pontos em todas as provas.

Safety Car Virtual: destinado para situações de risco em que o Safety Car em si não é acionado, o chamado VSC será sinalizado pelas placas de LED distribuídas ao longo dos circuitos. Os pilotos receberão em seus visores um delta de tempo de volta a ser seguido no trecho em que há a situação de perigo. A medida visa assegurar que os pilotos diminuam a velocidade, algo que não vinha sendo obtido com as bandeiras amarelas tradicionais.

Safety Car: até o ano passado, o Safety Car esperava todos os retardatários entrarem atrás do pelotão principal, o que retardava o reinício da corrida. Agora, contando que todos estejam na mesma volta, não será mais necessário esperar.

Motores: em decisão polêmica, ficou acertado que Ferrari, Mercedes e Renault podem desenvolver seus motores além da data de homologação de 28 de fevereiro, que deve ser respeitada apenas pela Honda, uma vez que a montadora japonesa não tem uma unidade registrada, por estrear nesse ano.

Também na questão de motores, cada piloto terá uma unidade de potência a menos que em 2014. Se usar a quinta, leva punição. Porém, ao contrário do ano passado, mesmo se trocar a unidade de potência inteira, o piloto não vai largar do pitlane. Além disso, as punições não serão mais carregadas para o GP seguinte caso não puderem ser pagas no GP em que houve a infração. Isso vale apenas para as penas por trocas de peças proibidas.

Nova punição: depois da estreia, em 2014, do stop and go de 5s, que pode ser cumprido juntamente do pit stop, ao contrário das demais penas, em 2015 haverá o stop and go de 10s, no mesmo formato. Caso o piloto não for fazer mais pit stops depois de ser punido, o tempo é adicionado ao resultado final.

Peso mínimo: será aumentado de 691kg para 702kg, contabilizando o piloto, mas não o combustível.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ingleses tentam abaixar valores de ingressos, mas preços ainda são altos
Próximo artigo Rival de Nasr lamenta falta de vagas na F-1: "É muito político"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil