De lados contrários, Mercedes e Force India apoiam Pirelli
Time alemão não espera alteração na relação de forças, e Di Resta se mostra aliviado por mudanças serem pequenas
As mudanças que a Pirelli fará nos pneus a partir do GP do Canadá foram relativamente bem recebidas por duas equipes com interesses diferentes neste campeonato: a Mercedes, que vem sofrendo para fazer seus compostos durarem durante as corridas, e a Force India, uma das equipes que melhor lida com a borracha deste ano.
As mudanças nos pneus devem ser minimizadas depois que a FIA não permitiu que a Pirelli alterasse a especificação dos pneus visando diminuir a degradação e o número de pit stops. Só serão permitidas alterações estruturais, visando aumentar a segurança.
“Se você tem dificuldades, como obviamente é nosso caso, não dá para esperar que a FIA mude as regras para seu próprio benefício. É por isso que Lotus e Ferrari não querem mudanças”, reconheceu Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes, à Autosport. “O único problema crítico é a segurança. Vimos pneus dechapando e ninguém quer ter um problema desses. Contando que os pneus sejam seguros, sou um esportista e digo que devemos fazer um carro que funcione com esses pneus.”
Um dos pilotos que sofreu com os pneus dechapados foi Lewis Hamilton, da Mercedes. “Acho que eles só querem se certificar de que isso não vai mais acontecer. Não querem ajudar um ou outro time.”
Já a Force India está aliviada pelas mudanças não serem tão drásticas. Isso porque a equipe é uma das que conseguiu entender melhor as necessidade dos pneus deste ano, apresentando um bom ritmo de corrida, que permite que, atualmente, o time seja quinto colocado no campeonato.
“Estamos alinhados com Ferrari e Lotus em relação a como está a situação no momento”, afirmou o piloto da equipe, Paul Di Resta, à Autosport. “Dedicamos boa parte do inverno a estruturar tudo de forma que colocássemos ênfase na performance de corrida – assim como ano passado. Isso tem dado resultados, então é muito irritante que isso mude.”
Di Resta é outro dos pilotos que sofreram com pneus dechapados neste ano. “Contando que haja um composto agressivo levado às corridas, mas com segurança, estaremos no caminho ideal”, disse.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.