De Prost a Alonso: Renault estreava na F1 há 42 anos; relembre os carros
GP da Grã-Bretanha de 1977 é o marco de uma das companhias de maior sucesso na F1
Há exatos 42 anos, a Renault fazia sua estreia na F1, no GP da Grã-Bretanha, com o piloto Jean-Pierre Jabouille ostentando o número #15 em Silverstone. A nova equipe havia tentado estrear em casa, no GP da França daquele ano, mas seu único carro ainda não estava pronto.
As primeiras corridas, já com o motor turbo, foram difíceis até mesmo de se manter uma sequência de provas, já que naquele ano Jabouille conseguiu competir em apenas mais três, Zandvoort, Monza e Watkins Glen. Mas o destino quis que o circuito norte-americano fosse o primeiro a dar pontos para o novo time, com a quarta colocação do francês no ano seguinte.
Em 1979, René Arnoux se juntou à equipe e conseguiu a primeira vitória em casa, com Jabouille ocupando o último lugar do pódio. A evolução do time francês continuou e em 1981, Alain Prost fez sua estreia, conseguindo três triunfos e terminando em quinto no campeonato daquele ano. Ele e sua equipe conseguiriam o vice-campeonato de pilotos e construtores de 1983.
Mesmo com o sucesso, a primeira parada como equipe aconteceu ao final da temporada de 1985, mas sua jornada continuou como fornecedora de motores até 1986 e em outro momento de 1989 a 1997. O primeiro triunfo desta maneira veio com Ayrton Senna, de Lotus, em 1985, no GP de Portugal.
Como fornecedora, seu primeiro período de dominância veio com a Williams, com cinco títulos de construtores (1992, 1993, 1994, 1996, 1997), além de quatro de pilotos, com Nigel Mansell (92), Prost (93), Damon Hill (96) e Jacques Villeneuve (97).
Em 2000, um novo retorno como equipe, após adquirir a Benetton. O ponto alto veio com o bicampeonato de Fernando Alonso, em 2005 e 2006. Mas no final de 2009, uma venda de 75% dos ativos à Genii Capital, a faria sair de cena novamente como time, o que não significaria que se manteria fora de cena na F1.
Outro período em que foi veio com a Red Bull, com o tetracampeonato de Sebastian Vettel, de 2010 a 2013, com a ajuda de Mark Webber no vice campeonato de pilotos.
Uma terceira tentativa como equipe veio em 2016, após adquirir a Lotus. Atualmente, o time conta com os pilotos Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo e fornece unidades para a McLaren. Além disso, o programa de jovens pilotos conta com o brasileiro Caio Collet, atual campeão da F4 Francesa e que atualmente compete na Fórmula Renault na Europa.
Confira todos os carros da Renault na Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.