Últimas notícias

Diretor da Honda diz que Ferrari, Mercedes e Red Bull estão mais próximas

GP dos Estados Unidos teria mostrado queda de rendimento da Ferrari e consolidado crescimento da Red Bull Honda

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, and Charles Leclerc, Ferrari SF90

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, and Charles Leclerc, Ferrari SF90

Mark Sutton / Motorsport Images

O diretor técnico da Honda na Fórmula 1, Toyoharu Tanabe, disse que o desempenho dos motores Mercedes, Ferrari e Honda nunca esteve tão próximo. No entanto, o japonês afirmou que a Ferrari perdeu rendimento no GP dos Estados Unidos.

Leia também:

A queda no desempenho do motor da Ferrari foi tema de diversas discussões, com Charles Leclerc e Max Verstappen chegando a se desentenderem por conta de o holandês ter dito que a diferença se deu por conta da nova regra da FIA que alterou o fluxo de combustível.

O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que a diferença se deu devido às atualizações aerodinâmicas do time. Qualquer que seja o real motivo, Tanabe disse ao Motorsport.com que a performance do time italiano nas retas não está mais tão à frente do da Red Bull Honda.

“Não podemos separar o arrasto aerodinâmico do chassi da performance do motor”, disse o japonês. “Quando olhamos apenas para a velocidade, a diferença entre nosso carro e o da Ferrari está mais próximo do que nas corridas anteriores”.

“No entanto, não sabemos se isso se deve apenas ao motor ou ao chassi. O ritmo de corrida deles não está tão forte quanto nas provas anteriores. O que significa que o pacote aerodinâmico deles era diferente ou não era adequado ao circuito de Austin. Não sabemos, mas vimos a diferença na velocidade”.

Diferença menor

Verstappen fez a pole no México, mas foi punido por ignorar bandeiras amarelas.

Verstappen fez a pole no México, mas foi punido por ignorar bandeiras amarelas.

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

No GP do México, onde o traçado favorece a Red Bull, Max Verstappen conseguiu fazer um tempo rápido o suficiente para a pole, apesar de ter largado na segunda após receber uma punição. Mas o bom desempenho se manteve em Austin, circuito que não costuma ser o melhor para a equipe, com o holandês largando na terceira posição.

Tanabe ficou surpreso pela performance da Honda se manter competitiva nos Estados Unidos: “Não esperava um quali tão próximo e ver Max na segunda fila”.

“A diferença entre os times de ponta se tornou pequena antes das férias de verão, mas então a Ferrari melhorou muito depois da parada. Agora, estamos nos aproximando novamente, os três times. Mas não sabemos como será o restante da temporada”.

“Vamos esperar para ver a performance de nosso conjunto e nossa competitividade contra Mercedes e Ferrari no Brasil e em Abu Dhabi”.

Evento especial com Verstappen

A Honda levou o piloto holandês ao seu circuito privado em Tochigi para dar algumas voltas com o carro RA272, com o qual Richie Ginther conquistou a primeira vitória da marca na Fórmula 1, no GP do México de 1965. Veja as imagens do teste:

Max Verstappen driving the Honda RA272

Max Verstappen driving the Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Honda RA272

Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272

Max Verstappen, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272

Max Verstappen, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272

Max Verstappen Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272

Max Verstappen Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Takuma Sato, Honda RA272

Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Takuma Sato, Honda RA272

Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Takuma Sato, Honda RA272

Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Takuma Sato, Honda RA272

Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing, Alex Albon, Red Bull Racing pose with their Red Bull Soapbox racers

Max Verstappen, Red Bull Racing, Alex Albon, Red Bull Racing pose with their Red Bull Soapbox racers

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272

Max Verstappen, Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing RB8

Max Verstappen, Red Bull Racing RB8

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272

Max Verstappen, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Honda RA272

Max Verstappen, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Takuma Sato, Honda RA272

Takuma Sato, Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Honda RA272

Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Honda RA272

Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Honda RA272

Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Honda RA272

Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

Honda RA272

Honda RA272

Foto de: Red Bull Content Pool

25

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Conheça Nicolas Hamilton, irmão e “inspiração” do hexacampeão mundial de F1
Próximo artigo Prost e Hill: Busca pelo hepta e recordes de Schumacher será “motivação especial” para Hamilton

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil