Dominante, Hamilton comanda 1-2 da Mercedes; Massa é 16º
Atual campeão colocou mais de meio segundo em Nico Rosberg, que sofreu um problema eletrônico no final da sessão; Felipe Massa foi o 16º e Felipe Nasr o último
Lewis Hamilton é o piloto a ser batido em Baku. Pelo menos foi o que se viu nesta sexta-feira (17), quando o atual campeão, que já havia sido o mais veloz no primeiro treino livre, dominou a segunda sessão em Baku, aplicando quase 0s7 sobre Nico Rosberg, o segundo mais veloz do dia.
Os motores Mercedes dominaram o top-5, com Sergio Perez e Nico Hülkenberg separados por Valtteri Bottas. Felipe Massa, porém, não conseguiu acompanhar o desempenho do companheiro de equipe e terminou apenas com o 16º posto. Felipe Nasr seguiu sofrendo com a Sauber e foi o último colocado na sessão.
O treino
Após um primeiro treino livre acidentado e o adiamento da classificação da GP2 por causa de problemas nas zebras, o segundo treino livre começou dentro do horário programado. Nos primeiros instantes, a transmissão mostrou um pedaço da zebra no primeiro setor que estava se soltando, mas a atividade não foi paralisada.
De início, os pilotos foram para a pista com os pneus macios e, assim como na primeira atividade, houve escapadas de pista. Hamilton, assim como no TL1, não demorou a estabelecer a marca a ser batida, com 1min45s102. Na primeira tentativa, Rosberg ficou a 0s778 do tempo do companheiro de equipe – depois, o alemão reduziu a desvantagem para 0s690. O terceiro era a surpresa Alonso, mas a quase dois segundos do tempo de Hamilton.
Massa, assim como no primeiro treino, não conseguia acompanhar o ritmo de Bottas. Enquanto o finlandês era o quarto, o brasileiro era o oitavo, a 0s4 do companheiro na Williams. Bottas foi, inclusive, quem inaugurou o uso dos pneus supermacios na segunda sessão e melhorou mais de um segundo com a borracha mais rápida.
Rosberg, também com os supermacios, assumiu a ponta, com 1min44s913. Enquanto isso, Alonso sofria com o câmbio travado na sétima marcha e perdia tempo precioso de pista para fazer os reparos. O reinado do germânico, entretanto, durou até o momento em que Hamilton acertou uma volta com os supermacios: 1min44s223 para o britânico, que se mostrava o homem a ser batido em Baku.
Quem apareceu bem foi a dupla da Force India, com Sergio Pérez em terceiro e Nico Hülkenberg em quinto – o duo do time indiano estava separado por Bottas. Em uma pista de longas retas, os motores Mercedes dominaram a sessão, com o top-5 composto por carros equipados com unidades de potência alemãs.
Na segunda metade da sessão, como de costume, os pilotos fizeram as simulações de corrida e as posições não mudaram. Rosberg, cuja fase segue em queda, teve um problema eletrônico a pouco mais de 20 minutos do final da atividade e gerou o acionamento do Safety Car virtual, mas nada que atrapalhasse muito os long runs dos demais pilotos.
Massa não conseguiu avançar para alcançar Bottas – o brasileiro ficou apenas com o 16º posto, enquanto o finlandês foi um dos destaques, em quarto. Por fim, Nasr terminou em último, mesmo com Marcus Ericsson tendo perdido boa parte do treino nos boxes, com problemas no escapamento.
Confira a relação dos melhores tempos
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 33 | 1'44.223 | 207.351 | ||
2 | 6 | Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes | 26 | 1'44.913 | 0.690 | 0.690 | 205.987 |
3 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 37 | 1'45.336 | 1.113 | 0.423 | 205.160 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Williams | Mercedes | 35 | 1'45.764 | 1.541 | 0.428 | 204.330 |
5 | 27 | Nico Hulkenberg | Force India | Mercedes | 37 | 1'45.920 | 1.697 | 0.156 | 204.029 |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Ferrari | 35 | 1'46.027 | 1.804 | 0.107 | 203.823 |
7 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 35 | 1'46.068 | 1.845 | 0.041 | 203.744 |
8 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 36 | 1'46.219 | 1.996 | 0.151 | 203.455 |
9 | 22 | Jenson Button | McLaren | Honda | 32 | 1'46.234 | 2.011 | 0.015 | 203.426 |
10 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 32 | 1'46.293 | 2.070 | 0.059 | 203.313 |
11 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 27 | 1'46.498 | 2.275 | 0.205 | 202.922 |
12 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 29 | 1'46.681 | 2.458 | 0.183 | 202.574 |
13 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 32 | 1'46.694 | 2.471 | 0.013 | 202.549 |
14 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Ferrari | 35 | 1'46.744 | 2.521 | 0.050 | 202.454 |
15 | 21 | Esteban Gutierrez | Haas | Ferrari | 26 | 1'46.830 | 2.607 | 0.086 | 202.291 |
16 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 28 | 1'47.060 | 2.837 | 0.230 | 201.856 |
17 | 20 | Kevin Magnussen | Renault | Renault | 38 | 1'47.329 | 3.106 | 0.269 | 201.350 |
18 | 88 | Rio Haryanto | Manor | Mercedes | 33 | 1'47.487 | 3.264 | 0.158 | 201.055 |
19 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 22 | 1'47.772 | 3.549 | 0.285 | 200.523 |
20 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 35 | 1'47.794 | 3.571 | 0.022 | 200.482 |
21 | 94 | Pascal Wehrlein | Manor | Mercedes | 36 | 1'48.018 | 3.795 | 0.224 | 200.066 |
22 | 12 | Felipe Nasr | Sauber | Ferrari | 38 | 1'48.081 | 3.858 | 0.063 | 199.950 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.