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Equipes de F1 enfrentam atraso nos projetos para 2017

Com o contrato final entre Pirelli e FIA ainda não assinado, pneus adaptados às mudanças de 2017 ainda não podem ser distribuídos

2016/2017 front comparison

As equipes de Fórmula 1 estão enfrentando atrasos para trabalhar nos seus projetos para o carro de 2017 porque a falta de um contrato entre a FIA e Pirelli para o próximo ano significa que os pneus necessários para o túnel de vento não foram liberados.

Com a F1 mudando para pneus mais largos no próximo ano como parte de um movimento para tornar os carros até cinco segundos por volta mais rápidos, as equipes estão bem conscientes de que a influência aerodinâmica dos pneus terá um grande efeito sobre os seus conceitos de carro.

Mas, embora a Pirelli já tenha produzido o primeiro lote de pneus de túnel de vento que as equipes vão querer usar para o desenvolvimento, entende-se que eles não podem ser usados até o contrato da empresa italiana com a FIA, pelo acordo de fornecimento de 2017/2019, ser assinado.

O diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, confirmou na Austrália que os pneus de túnel de vento estavam prontos, mas sugeriu que até não haver clareza sobre os contratos de 2017 ele não poderia distribuí-los.

"Nós fisicamente temos eles disponíveis", disse. "Estamos apenas finalizando detalhes de contratos com a FIA e então nós precisamos fazer com as equipes. Também precisamos que os regulamentos finais sejam confirmados."

Sem os pneus de túnel de vento - que são essenciais para simular como a borracha real irá se deformar sob carga -, as equipes estão limitadas a apenas simulações de CFD para os seus conceitos de carro de 2017.

Os dados de computador - que serão baseados em um 405/670/13 de traseira e 305/670/13 de dianteira - serão de uso limitado, embora as equipes não queiram investir muito esforço no caso de o pneu de túnel de vento funcionar de forma diferente.

Atraso no contrato

Embora o sucesso da Pirelli na conquista do contrato de fornecimento para a F1 2017/2019 tenha sido anunciado por Bernie Ecclestone no GP da Rússia do último ano, seu contrato com a FIA ainda não foi ratificado.

As razões exatas para o atraso não são claras, mas sabe-se que continuam a existir principais demandas de Pirelli sobre como assegurar um programa de teste adequado para 2017.

A ideia de usar um carro movido a V8 para lançar seu trabalho de desenvolvimento ao longo dos próximos meses foi acordado em princípio, mas ainda não foi dado um sinal oficial de qual chassi e quais equipes vão correr.

Além disso, embora os regulamentos técnicos da F1 de 2017 estejam acordados, ainda há espaço para mudanças serem feitas até o final de abril, algo que a Pirelli está atenta.

Esforços nos testes

O atraso na liberação dos pneus de túnel de vento irá colocar a situação contratual da FIA, e a questão dos testes, no foco e pode muito bem forçar as equipes a fazerem mais para ajudar a resolver incertezas remanescentes para que elas também possam obter frutos com seu trabalho.

Hembery permanece esperançoso de que uma solução de teste será encontrado.

"Estamos chegando perto de conseguir um carro", disse ele. "Nós também tivemos garantias muito claras de que chegaremos a 12 dias de testes, com dois carros ou o máximo de três".

"Idealmente, gostaríamos de obter algum trabalho feito em um V8 da geração anterior, para que possamos fazer um pouco do trabalho conceitual.

"Estamos mudando conceitos em termos de composição e estruturas. O que você pode fazer, inicialmente, é triagem em um V8 antes de se mudar para uma versão híbrida do carro de 2017."

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Roberto Chinchero
Fórmula 1
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