Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

Equipes prometem "discussões acirradas" sobre duto da Mercedes

Apesar de ser declarado legal pela FIA, já que não conta com ativação do piloto, sistema gera discórdia entre rivais

Sistema funcionaria em conjunto com a DRS

“Discussões acirradas”, nas palavras do chefe da Red Bull, Christian Horner, devem acontecer nos próximos dias a respeito da asa dianteira da Mercedes. A equipe de Nico Rosberg e Michael Schumacher teria um artifício que conta com dutos para diminuir o arrasto na reta, atuando com certa interação com a DRS.

Às vésperas do GP da Austrália, a FIA declarou que o sistema era legal. Apesar dos dutos aerodinâmicos, nos moldes do criado pela McLaren em 2010, estarem proibidos, isso só vale para sistemas ativados pelo piloto, o que não é o carro da novidade da Mercedes, que é totalmente passiva, como explicou Charlie Whiting, delegado técnico da FIA.

“Proibimos um F-Duct em particular, não todos. Algumas equipes estão em dúvida baseando-se naqueles que foram proibidos. Pois bem, os F-Duct não estão proibidos. No final da temporada 2010 todos mundo utilizava F-Ducts ativados pelo piloto e o regulamento foi modificado especificamente para proibir que o movimento do condutor tivesse influência no rendimento aerodinâmico do carro”.

Whiting explicou que o sistema aproveitaa ativação do DRS para permitir que o ar passe por um condutor e “faça outras coisas. Isso é tudo que posso falar. Não há partes móveis nem interação com suspensão ou com a direção. Portanto não há regra que proíba”.

Mas os rivais não estão felizes com a explicação. Christian Horner, da Red Bull, e Eric Boullier, da Lotus, são os primeiros na fila da reclamações e chegaram a ameaçar protestar o resultado da classificação na Austrália, o que acabou não sendo feito. “Ainda queremos sentar em uma mesa com a Mercedes e a FIA e encontrar uma solução”, afirmou Boullier à Auto Motor und Sport. “Estamos esperando algumas discussões acirradas nos próximos dias”, assegurou Horner.

A única equipe que se declarou a favor da Mercedes foi a McLaren. O chefe da equipe, Martin Whitmarsh, disse acreditar que o sistema é “totalmente legal”, levantando rumores de que o time já prepara sua própria versão da inovação.

Artigo anterior Horner não acredita que McLaren vá dominar o campeonato
Próximo artigo Massa não se conforma: "Nunca tive problema com desgaste de pneu”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros