F1: Alonso é punido em 5 segundos e cai para nona posição no Canadá

Espanhol mudou de direção mais de uma vez na defesa de posição contra Valtteri Bottas na penúltima volta em Montreal

F1: Alonso é punido em 5 segundos e cai para nona posição no Canadá
Carregar reprodutor de áudio

Fernando Alonso recebeu uma penalidade de cinco segundos por bloquear Valtteri Bottas no GP do Canadá de Fórmula 1, o que o fez cair de sétimo para o nono lugar.

Nos estágios finais da corrida, Alonso ficou atrás do companheiro de equipe Esteban Ocon em sétimo quando começou a sentir a pressão do piloto da Alfa Romeo.

Leia também:

Com pouco mais de uma volta para o final, Alonso se defendeu agressivamente contra o finlandês, ‘costurando’ na longa reta antes da chicane final, o que forçou Bottas a desistir de uma possível manobra.

Alonso conseguiu terminar em sétimo por apenas três décimos, mas após a corrida ele foi convocado pelos comissários da FIA para a mudança.

Os comissários julgaram que o espanhol "fez repetidas mudanças de direção" e, assim, forçou Bottas a tirar o pé, o que eles consideraram uma violação dos regulamentos, principalmente o artigo 2b) do Capítulo IV, Apêndice L do Código Desportivo Internacional da FIA.

Alonso, portanto, recebeu uma penalidade de cinco segundos, que o tira de sétimo para o nono lugar, atrás de Bottas e seu companheiro de equipe na Alfa Romeo, Zhou Guanyu.

O incidente não apenas custou a ele e a Alpine quatro pontos valiosos, mas também lhe rendeu um ponto de penalidade, elevando seu total nos últimos 12 meses para seis.

O veredito dos comissários dizia: "Entre as curvas 10 e 12, na penúltima volta da corrida, o carro #14 fez repetidas mudanças de direção para se defender do carro #77, que teve que levantar em um ponto e perdeu momentaneamente o impulso.

"Apesar de observar o argumento do piloto de que em nenhum momento houve qualquer ponto do carro #77 ao lado do carro #14, os comissários consideram que isso é uma violação clara do regulamento, um incidente semelhante na Austrália 2022."

F1 2022: Verstappen SEGURA Sainz para vencer no Canadá, com Lewis 3º; veja DEBATE sobre Montreal

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual maior adversário ao bi de Verstappen: Pérez, Leclerc ou confiabilidade da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

compartilhar
comentários
F1: Russell revela que não sofreu com porpoising no GP do Canadá
Artigo anterior

F1: Russell revela que não sofreu com porpoising no GP do Canadá

Próximo artigo

F1: Verstappen teve falha em rádio no final do GP do Canadá

F1: Verstappen teve falha em rádio no final do GP do Canadá