F1 - Alonso: "Quinto lugar é muito melhor do que o esperado, uma boa surpresa"
Espanhol ficou surpreso com resultado da classificação em Ímola e falou sobre estratégia adotada pela Aston Martin

A quinta posição de Fernando Alonso na classificação para o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 foi uma grande surpresa para ele e para todos que assistiram à sessão. Apesar das melhorias feitas em Ímola, os treinos livres deixaram algumas dúvidas e até mesmo o espanhol disse que não esperava passar do Q2, portanto, chegar ao Q3 e ser o quinto piloto mais rápido foi "uma boa surpresa, porque não esperávamos estar tão acima".
Ele ainda acrescentou: "As melhorias, depois de analisá-las ontem, vimos que eram um passo à frente, colocamos nos dois carros e, hoje de manhã, vimos que estava indo muito bem. Fizemos 11º e 13º no TL3 e achamos que seria mais ou menos a nossa posição, lá no meio do Q2, mas depois passamos para o Q3 e agora estamos em quinto, acho que foi muito melhor do que o esperado, uma boa surpresa."
No entanto, apesar do resultado da classificação, com os dois Aston Martins no Q3, Alonso mantém os pés no chão antes da corrida: "Talvez não sejamos o quinto mais rápido, amanhã temos que estar prontos e preparados para perder algumas posições, mas espero que não muitas".
Além do resultado, o fato de os melhores tempos terem sido obtidos com o pneu médio e não com o macio foi muito marcante, mas o bicampeão reconheceu que essa era uma estratégia que vinha sendo estudada desde quinta-feira: "Eu estava de acordo, já no TL2, quando colocamos os pneus médios. Eu não os teria colocado, mas tivemos que colocá-los para ter alguma confirmação de que eles eram pelo menos tão competitivos quanto os macios ou mais. O desempenho ainda não estava claro esta manhã e decidimos colocar um vermelho e um médio no Q1, um vermelho e um médio no Q2 e um vermelho e um médio no Q3".
"Então, ao colocar os dois pneus, você se certifica de que em uma das duas voltas teria os pneus mais rápidos e esse foi o caso. Os médios foram um pouco melhores e nos ajudaram a passar para o Q3 e, no Q3, também os médios, acho que nos ajudaram a ganhar uma posição", continuou. "No ano passado, tivemos o C5 e o C4, mas o C4 não era muito diferente do C5. Então, já na quinta-feira, quando chegamos aqui, dissemos que, se no ano passado o duro não era muito diferente do médio, o vermelho este ano acho que vai ser complicado."
"Então, já viemos com essa ideia e a executamos. Estamos felizes pela equipe, orgulhosos deles, não apenas pelas melhorias no carro, que o tornaram mais rápido, mas também por sempre pensarem em coisas alternativas, como isso já desde quinta-feira, tentando encontrar algo diferente dos outros. Isso significa que todos ainda são muito competitivos, mesmo que os resultados não tenham sido bons, então estou feliz por eles", concluiu o piloto da Aston Martin.
RUBINHO exclusivo: BORTOLETO e Colapinto na F1, relação com o HUMOR, idade, FILHOS, Galvão e NASCAR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Amazon Music
- Apple Podcasts
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.