Recomendado para você

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

IMSA
IMSA
Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

MotoGP
MotoGP
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Stock Car
Stock Car
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1: Alpine revela que pré-contrato firmado com Andretti para fornecimento de motores expirou; entenda

Equipe iria 'abastecer' time norte-americano com unidades de potência até que o esquadrão conseguisse produzir seu próprio motor

Alpine logo

A Alpine revelou nesta segunda-feira, em exclusiva ao Motorsport.com, que existia um pré-contrato com a Andretti para fornecer motores assim que a equipe norte-americana entrasse na Fórmula 1 e virasse, oficialmente, o 11º time do grid.

Leia também:

A Andretti já vinha planejando entrar na F1 há algum tempo e, como parte de um projeto inicial, tinha firmado um acordo com a Alpine para uma parceria de fornecimento das unidades de potência, assim como peças.  

Foi amplamente entendido que este contrato funcionaria como uma medida 'provisória' enquanto a Andretti trabalharia em conjunto com a GM e a Cadillac no desenvolvimento do seu próprio motor em um projeto a longo prazo.

No entanto, depois que a FIA anunciou, na semana passada, que havia aceito a entrada da Andretti e que agora o processo seletivo estava 'nas mãos' da FOM para finalizar um acordo comercial, foi descoberto que o projeto para motores Alpine/Renault não está mais em vigor. Falando ao Motorsport.com, o chefe interino da Alpine, Bruno Famin, revelou que a situação mudou no início deste ano, quando o pré-acordo expirou.

“Tínhamos um pré-contrato com a Andretti que expirou porque eles deveriam ter conseguido entrar na F1 antes de uma determinada data", disse. “Significa que neste momento, se quisermos fazer algo com a Andretti, precisamos negociar um contrato completo, um contrato formal. Então, no momento, não temos absolutamente nenhum contrato com eles.”

Famin explicou que, depois que a opção expirou há vários meses, não houve mais negociações e enfatizou que não havia planos para retomar as discussões até que ficasse claro pela FOM que a entrada da Andretti está sendo aprovada.

“Todo mundo sabe qual é a situação”, acrescentou Famin. “Precisamos de algo e precisamos de uma decisão da F1 antes de retomar com a Andretti.”

Embora a Andretti tenha se unido à GM para 'fortalecer' sua entrada na F1, Famin externou que a parceria com uma marca de automóveis rival não impactaria na sua tomada de decisão em relação à realização de um acordo para fornecimento de motores para um cliente.

“Ainda estamos na mesma linha”, disse ele. “Tínhamos pré-condições para fazer um acordo. Ainda esperamos que essas condições sejam cumpridas, mas não alteramos em nada o nosso processo.”

Contudo, ele admitiu que havia prazos que precisavam ser levados em consideração, porque é necessário um longo tempo para colocar o projeto de motor para clientes em funcionamento. Isso pode significar que, se uma decisão não for tomada até o início do próximo ano, poderá ser tarde demais para preparar as unidades de potência para 2025.

“Não estou falando [apenas] da Andretti, mas começamos o fornecimento de peças para a temporada muito tempo antes”, disse ele. “Claro que, dependendo de qual for a situação, há algumas coisas que poderemos fazer e outras que não poderemos. Mas, por enquanto, é até inútil falar sobre isso, porque vejamos, não temos o ponto de partida.”

Embora a Alpine tenha a mente aberta no fornecimento de motores para o projeto Andretti, ela disse que concordou com outras equipes que a entrada do time americano na F1 só deveria ser aprovada se pudesse trazer um benefício comprovado para a categoria.

“Não temos nada contra 11 equipes se isso realmente traz valor agregado ao negócio como um todo e à F1 em geral”, disse ele. “Cabe à F1, ao promotor, avaliar qual é o real valor acrescentado que uma 11ª equipa pode trazer e se avaliarem que realmente há um grande valor agregado, ficaremos felizes com isso. O que não queremos é que uma 11ª equipa dilua o valor do nosso património no campeonato. É claro que, se for esse o caso, seremos contra isso.”

Artigo anterior F1 - Marko escancara recado a Pérez: "Precisa de mudança de clima e equipe"
Próximo artigo F1: Bernie Ecclestone recebe sentença de prisão por fraude fiscal e pagará multa de quase R$ 4 bi, mas não cumprirá pena

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros