F1: Alpine revela que pré-contrato firmado com Andretti para fornecimento de motores expirou; entenda

Equipe iria 'abastecer' time norte-americano com unidades de potência até que o esquadrão conseguisse produzir seu próprio motor

Alpine logo

Foto de: Rainier Ehrhardt

A Alpine revelou nesta segunda-feira, em exclusiva ao Motorsport.com, que existia um pré-contrato com a Andretti para fornecer motores assim que a equipe norte-americana entrasse na Fórmula 1 e virasse, oficialmente, o 11º time do grid.

Leia também:

A Andretti já vinha planejando entrar na F1 há algum tempo e, como parte de um projeto inicial, tinha firmado um acordo com a Alpine para uma parceria de fornecimento das unidades de potência, assim como peças.  

Foi amplamente entendido que este contrato funcionaria como uma medida 'provisória' enquanto a Andretti trabalharia em conjunto com a GM e a Cadillac no desenvolvimento do seu próprio motor em um projeto a longo prazo.

No entanto, depois que a FIA anunciou, na semana passada, que havia aceito a entrada da Andretti e que agora o processo seletivo estava 'nas mãos' da FOM para finalizar um acordo comercial, foi descoberto que o projeto para motores Alpine/Renault não está mais em vigor. Falando ao Motorsport.com, o chefe interino da Alpine, Bruno Famin, revelou que a situação mudou no início deste ano, quando o pré-acordo expirou.

“Tínhamos um pré-contrato com a Andretti que expirou porque eles deveriam ter conseguido entrar na F1 antes de uma determinada data", disse. “Significa que neste momento, se quisermos fazer algo com a Andretti, precisamos negociar um contrato completo, um contrato formal. Então, no momento, não temos absolutamente nenhum contrato com eles.”

Famin explicou que, depois que a opção expirou há vários meses, não houve mais negociações e enfatizou que não havia planos para retomar as discussões até que ficasse claro pela FOM que a entrada da Andretti está sendo aprovada.

“Todo mundo sabe qual é a situação”, acrescentou Famin. “Precisamos de algo e precisamos de uma decisão da F1 antes de retomar com a Andretti.”

Embora a Andretti tenha se unido à GM para 'fortalecer' sua entrada na F1, Famin externou que a parceria com uma marca de automóveis rival não impactaria na sua tomada de decisão em relação à realização de um acordo para fornecimento de motores para um cliente.

“Ainda estamos na mesma linha”, disse ele. “Tínhamos pré-condições para fazer um acordo. Ainda esperamos que essas condições sejam cumpridas, mas não alteramos em nada o nosso processo.”

Contudo, ele admitiu que havia prazos que precisavam ser levados em consideração, porque é necessário um longo tempo para colocar o projeto de motor para clientes em funcionamento. Isso pode significar que, se uma decisão não for tomada até o início do próximo ano, poderá ser tarde demais para preparar as unidades de potência para 2025.

“Não estou falando [apenas] da Andretti, mas começamos o fornecimento de peças para a temporada muito tempo antes”, disse ele. “Claro que, dependendo de qual for a situação, há algumas coisas que poderemos fazer e outras que não poderemos. Mas, por enquanto, é até inútil falar sobre isso, porque vejamos, não temos o ponto de partida.”

Embora a Alpine tenha a mente aberta no fornecimento de motores para o projeto Andretti, ela disse que concordou com outras equipes que a entrada do time americano na F1 só deveria ser aprovada se pudesse trazer um benefício comprovado para a categoria.

“Não temos nada contra 11 equipes se isso realmente traz valor agregado ao negócio como um todo e à F1 em geral”, disse ele. “Cabe à F1, ao promotor, avaliar qual é o real valor acrescentado que uma 11ª equipa pode trazer e se avaliarem que realmente há um grande valor agregado, ficaremos felizes com isso. O que não queremos é que uma 11ª equipa dilua o valor do nosso património no campeonato. É claro que, se for esse o caso, seremos contra isso.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko escancara recado a Pérez: "Precisa de mudança de clima e equipe"
Próximo artigo F1: Bernie Ecclestone recebe sentença de prisão por fraude fiscal e pagará multa de quase R$ 4 bi, mas não cumprirá pena

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil